Bahia

Morre músico Letieres Leite, maestro da Orquestra Rumpilezz e autor de arranjos de artistas como Ivete e Bethania

Artista morreu nesta quarta-feira (27).

27/10/2021 às 17h07, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Morreu nesta quarta-feira (27) o maestro e compositor Letieres Leite, aos 61 anos, em Salvador. A informação foi confirmada pela produção do artista.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a causa da morte. De acordo com a produção do artista, ele passou mal nesta quarta e morreu na casa onde morava, na capital baiana.

Letieres dos Santos Leite nasceu em Salvador. Ele era arranjador, compositor, instrumentista e estava à frente do Instituto Rumpilezz, mesmo nome da orquestra que criou em 2006.

Além de reger a orquestra, o artista era o responsável por todo o conceito – figurinos, ambientação – passando pelas composições e arranjos de sopro e percussão.

Percussionista e saxofonista que acompanhou a cantora Ivete Sangalo por mais de 12 anos, o músico baiano foi o responsável pelos arranjos de muitos sucessos da musa, incluindo “Festa”, “Empurra-empurra”, “Tô na rua” e “Abalou”.

Neste ano, Letieres Leite contribuiu com arranjos para o disco Noturno, de Maria Bethania. Nas redes sociais, ele parabenizou a cantora.

Letieres Leite começou a “alinhavar as primeiras ideias” no tempo em que estudava no Konservatorium Franz Schubert, em Viena, na Áustria, onde morou por seis anos. De volta ao Brasil, montou uma escola chamada Academia de Música da Bahia, onde começou a desenvolver pesquisas.

Além de artistas que lamentaram a morte de Letieres Leite, autoridades e instituições também se manifestaram nas redes sociais.

O governador da Bahia, Rui Costa, lamentou a morte do maestro e disse que ele levou a percussão baiana para o mundo.

"Letieres revelou talentos com o projeto Rumpilezz e levou nossa percussão para o mundo. Sua morte é uma enorme perda para a cultura da Bahia e para todos nós que admirávamos a sua genialidade. Que Deus conforte o coração dos seus familiares", afirmou o governador.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou nas redes sociais que os legados do maestro jamais serão esquecidos.

"Que dia triste para música da Bahia e de todo Brasil! O maestro Letieres Leite é um dos maiores músicos desse país. Sua história e legado com a Orkestra Rumpilezz jamais serão esquecidos da nossa memória. Que Deus conforte toda família e amigos neste momento de profunda dor!", disse Bruno Reis.

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) também lamentou a morte de Letieres e disse que o baiano atuava como coordenador artístico pedagógico do Curso de Música do Centro de Formação em Artes da Funceb, onde lecionava sobre o seu método Universo Percussivo Baiano (UPB).

Além disso, a Funceb contou que Letieres Leite atuou em diversos projetos de formação musical do órgão nos últimos 10 anos.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) desejou solidariedade a amigos e familiares do músico e disse que está em luto.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade