Feira de Santana

Teste do coraçãozinho detecta mais cedo doença em recém-nascidos

Hospital da Mulher já realizou mais de 16 mil exames nos últimos 14 anos

19/10/2021 às 12h09, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Na mão direita e em um dos pés do recém-nascido são colocados os sensores capazes de aferir a concentração de oxigênio no sangue arterial da criança. Desta forma, é feito o “teste do coraçãozinho” capaz de detectar precocemente doenças cardíacas. Em Feira de Santana o exame pode ser feito no Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), que já realizou 16.800 testes nos últimos 14 anos.

O exame é indolor e dura cerca de dois a cinco minutos, devendo ser feito entre 24 e 48 horas após o nascimento. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a cada mil nascidos vivos, um a dois bebês apresentam algum tipo de doença cardíaca congênita grave.

Alterações no resultado do exame sugerem que há problemas no coração. Isso possibilita o encaminhamento para realização de outros procedimentos, com finalidade de diagnosticar a doença e encaminhar o bebê para o tratamento. Tudo isso antes que o recém-nascido chegue a apresentar sintomas.

O eletrocardiograma e ecocardiograma são os exames necessários para concluir o diagnóstico – que também são oferecidos pela unidade hospitalar. Somente este ano, de janeiro a setembro, foram realizados 800 procedimentos ambulatoriais e hospitalares (entre eles, estes exames do coração).

“A realização do teste do coraçãozinho possibilita o diagnóstico precoce antes de receber alta da maternidade, o que é muito importante para reduzir o risco de óbito no primeiro mês de vida, associado à patologias cardíacas”, explica o cardiologista pediátrico da unidade hospitalar, Carlos Inácio Carneiro.
Ainda de acordo com o médico, quando há a necessidade de cirurgia de urgência no recém-nascido é feita regulação para os hospitais de referência que realizam o procedimento no estado. São eles o Hospital Ana Nery, Hospital Martagão Gesteira e Hospital Santa Izabel.

“Ao longo dos 14 anos de atendimento ininterruptos no Hospital da Mulher, atendi e tratei centenas de crianças diagnosticadas com cardiopatia congênita. Algumas foram encaminhadas para cirurgia e outras são acompanhadas no ambulatório do hospital desde o nascimento”, afirma o cardiologista pediátrico.
Segundo a diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), Gilberte Lucas, todas as crianças nascidas na unidade hospitalar passam pelo teste do coraçãozinho.

Para evitar o surgimento de doenças no coração, os cuidados devem ser tomados desde a descoberta da gravidez. A mãe deve suspender o uso de álcool e drogas, além de realizar o acompanhamento de pré-natal completo.

 

As informações são da Secom de Feira de Santana. 

   

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade