Feira de Santana

Feriado do Dia do Comerciário pode ser dia 23 de outubro; sindicato aguarda resposta

A resposta deve ser dada ainda nesta sexta-feira (15). Os sindicatos patronal e dos empregados se reuniram na noite de hoje (14), mas o encontro encerrou sem definição.

14/10/2021 às 21h01, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

O Dia do Comerciário, neste ano, pode ser comemorado em uma nova data, e não mais no dia 18 de outubro, mesma data em que o prefeito Colbert Martins Filho transferiu o feriado de São João, que foi adiado por conta da pandemia de covid-19.

A sugestão apresentada pelo Sindicato dos Empregados do Comércio (Secofs) ao Sindicato do Comércio (Sicomfs) foi o dia 23 de outubro, um sábado. A categoria agora aguarda uma resposta, que deve ser dada ainda nesta sexta-feira (15). Os dois sindicatos se reuniram na noite de hoje (14), mas o encontro encerrou sem definição.

Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários, Antônio Cedraz, a sugestão mais viável foi um sábado porque os empresários não aceitam o feriado numa segunda-feira, por ser um dia de grande movimento de vendas. Ele explicou ao Acorda Cidade que o dia escolhido precisa estar dentro do prazo da convenção coletiva 2020/2021, que se encerra no próximo dia 31 de outubro.

“[Nesta reunião] esperávamos uma definição mais positiva, o que não aconteceu. Tivemos uma conversa prévia com José Carlos e sugerimos cerca de duas datas, e dessas apenas uma ele concordou em levar para a outra reunião, que foi a do dia 23, no sábado. Substituir o Dia do Comerciário do dia 18 para o dia 23, neste ano. Eu achei que encontraria uma conversa mais evoluída, porque hoje pela manhã ele informou que teria esta reunião e quando chega aqui ainda não tiveram a reunião. Nós entendemos que eles já tinham decidido e nós só iríamos apenas ajustar, mas isso não aconteceu. Apresentei o primeiro dia 25, uma segunda-feira, mas ele disse que a segunda-feira é inegociável, por ser um dia forte para o comércio. Aí apresentamos uma segunda data que seria o dia 23, porque esse feriado tem que ser negociado no prazo desta convenção coletiva que se encerra agora no dia 31 de outubro. Não pode passar o Dia do Comerciário para o dia 1 de novembro. O dia de São João poderia, porque é decisão do prefeito, mas o prefeito já amarrou lá que a negociação só pode mudar entre os dois sindicatos. O São João não pode mexer mais”, informou.

Marcos Silva, diretor do sindicato que representa os empresários, disse que buscará a resposta para  comunicar ainda nesta sexta-feira (15) e disse que o sindicato patronal não apresentou nenhuma contraproposta aos comerciários.

“Inicialmente quero dizer que o feriado municipal do São João, no próximo dia 18, está mantido, e os comerciários através do seu sindicato trouxeram uma proposta para criar uma outra data para o Dia do Comerciário. Eles propuseram no dia 23, e como a gente tem aquela linha de diálogo, ouvimos respeitosamente, vamos procurar a diretoria para dar esta resposta até amanhã. Não tínhamos proposta porque já estava definido que o feriado do São João seria no dia 18. E como o prefeito ampliou esse feriado colocando todas as categorias, no nosso entendimento isso seria melhor, porque o comerciário que tem um familiar que trabalha em outra atividade teria esse feriado para todo mundo poder usufruir. Vamos dar a resposta através do nosso representante José Carlos Morais Lima”, declarou Marcos Silva ao Acorda Cidade.

Leia também: Comerciários realizam manifestação para reivindicar feriado do São João em outra data

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade