Feira de Santana

Moradores do bairro Novo Horizonte voltam a fechar trecho da BR-116 Norte pedindo retorno

No dia 6 de setembro, os moradores também interditaram a via, pois segundo eles, após conclusão das obras de duplicação da pista, o acesso principal ao bairro foi removido.

08/10/2021 às 09h01, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Atualizada às 12h15

Gabriel Gonçalves

Os moradores do bairro Novo Horizonte em Feira de Santana, voltaram a fechar um trecho da BR-116 Norte na manhã desta sexta-feira (8), solicitando a implantação de um retorno no local.

No dia 6 de setembro, os moradores também interditaram a via, pois segundo eles, após conclusão das obras de duplicação da pista, o acesso principal ao bairro foi removido.

De acordo com o morador José Dermeval Ferreira dos Santos, cerca de 7 mil moradores do bairro, estão prejudicados com a longa distância do retorno atual.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Estamos querendo simplesmente o nosso retorno, fizeram uma obra muito bonita, porém tem 7 mil moradores aqui que ficaram prejudicados. A gente precisa do Samu, precisa da Polícia, de táxi e desse jeito não tem como ficar. Nós queremos que as autoridades, os órgãos competentes venham nos ajudar, principalmente o prefeito. Infelizmente na última reunião que foi realizada, não teve resultado nenhum, porque ficaram de mostrar um projeto para a comunidade, mas até hoje não mostraram", explicou.

Segundo o líder comunitário Nelson do Rosário, a manifestação terá continuidade até obter uma resposta do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"A nossa ideia é começar essa manifestação agora e aguardar um posicionamento do Dnit, para ouvir mais uma vez e tentar esse retorno para a nossa comunidade. Estamos unidos, porém tristes porque a nossa população se sente esquecida e mais uma vez precisamos desse retorno com urgência, sem o retorno, estamos ilhados aqui", disse.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local para intermediar com os moradores e fazer a liberação da via. Segundo o Inspetor Cunha, a negociação está sendo realizada direto com o órgão do Dnit.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

"Nós estamos aqui conversando com os líderes da manifestação, queremos fazer essa ponte aqui com o pessoal do Dnit que é responsável pelas obras na rodovia, embora as obras sejam terceirizadas, o Dnit ainda tem o domínio, e esperamos que todas as coisas aqui, aconteçam sem maiores transtornos e garantir a vida das pessoas", concluiu.

O Acorda Cidade entrou em contato com o Dnit e aguarda o retorno.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

No final da manhã após a manifestação, um grupo de moradores esteve em reunião com representantes do consórcio responsável pelas obras de duplicação.

Ao Acorda Cidade, Nelson do Rosário informou que uma resposta será dada ainda nesta sexta, caso não aconteça, uma nova manifestação será realizada na próxima quarta-feira (13).

"O representante do consórcio direcionado pelo Dnit, passou tudo para a gente do que já foi deliberado em nossas reuniões. O órgão está avaliando e vai dar a reposta. Mas, a gente fica nessa expectativa até quarta-feira e caso não aconteça, iremos fechar novamente a BR e entrar na justiça para embargar a obra", relatou.

Foto: Gabriel Gonçalves/Acorda Cidade

Também morador do bairro, Edilson Ribeiro que fez parte da reunião, explicou que a única reivindicação dos moradores, é a inclusão do retorno próximo ao bairro. De acordo com ele, os motoristas de aplicativo precisam ir até a entrada do distrito de São José.

"Nós queremos apenas esta solução do retorno, porque infelizmente jogam para um, jogam para outro, porque esse retorno é essencial. Os carros de aplicativo querem cobrar mais caro porque têm que ir lá na entrada de São José fazer o retorno. Já dissemos aqui, caso não tenha solução, na próxima quarta, estaremos fechando a via", disse.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade