Micareta em miniatura

Encontro de minitrios reúne artistas, famílias e admiradores das micaretas

Cerca de 14 minitrios estavam em exposição no largo e atraíram muitos curiosos e pessoas interessadas em saber mais sobre o equipamento que é responsável por embalar carnavais e micaretas.

03/10/2021 às 16h25, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Dois anos sem Micareta e uma saudade grande daqueles que gostam e participam da festa. Há também um sentimento de compreensão pelo enfrentamento à pandemia da covid-19, solidariedade às famílias enlutadas, associado à esperança que sinaliza através da vacinação e do menor número de infectados que a normalidade da vida se aproxima. No entanto, enquanto este momento não chega totalmente e quando ainda não é possível as festas com grandes aglomerações II Encontro de Minitrios trouxe da tarde deste domingo (3), para o Largo do São Franciso no bairro Kalilândia em Feira de Santana uma espécie de Minimicareta para artistas, famílias e admiradores da festa.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Cerca de 14 minitrios estavam em exposição no largo e atraíram muitos curiosos e pessoas interessadas em saber mais sobre o equipamento que é responsável por embalar carnavais e micaretas.

O professor, radialista e pesquisador de música é responsável pela organização do evento e contou que a iniciativa tem tido um resultado tão bacana, que já está pensando em realizar a terceira edição. Veloso afirmou ao Acorda Cidade que o objetivo dessa reunião de minitrios foi tirar as pessoas de casa neste momento que já se pode sair com mais frequência e tomando todos os cuidados, para que possam socializar e ter um pouco de entretenimento.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Para ele, o encontro de minitrios mostra a importância da invenção do trio elétrico e o papel fundamental dos inventores Dodô e Osmar, além de Orlando Tapajós que deu forma ao trio, para a história da música e da cultura brasileira e baiana.

Apaixonado por micaretas e carnaval, ele contou que os minitrios são fabricados pelo feirense Markus Belo e pessoas de todas as idades ficam interessadas para ver como é que funciona um trio elétrico, a partir dos detalhes das miniaturas que inclusive têm som e iluminação que lhe dão ainda mais a ideia de realidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nossa ideia é sempre fazer esses eventos. Os minitrios são confeccionados por Markus Belo, morador da Baraúnas, que também é amante do trio elétrico e me presenteou com o trio Scândalo. Tive a ideia de fazer o encontro, fizemos o primeiro mas não foi aberto ao público, foi só para apresentação, fizemos o segundo e já estamos planejando o terceiro que será no bairro das Baraúnas. Também já recebemos convites para apresentação em escolas e faculdades”, afirmou.

Veloso comentou ainda que não dá nem para imaginar micareta nem carnaval sem os trios elétricos, pois são eles que alegram as festas. Ele acredita que no tempo certo, no tempo de Deus estes eventos irão retornar com a sua programação normal.

Fã da música baiana, do cantor Bell Marques e da Banda Chiclete com Banana, Markus Belo fez o primeiro minitrio para homenagear Bell Marques. Ele relatou que fez de isopor, colocou na sua estante e publicou uma foto nas redes sociais. A partir daí um amigo perguntou onde ele tinha adquirido o minitrio, ele contou que foi ele próprio que fabricou e então surgiram as primeiras encomendas. Do isopor, ele passou a fabricar os equipamentos em madeira e hoje recebe encomendas diversas de pessoas que assim como ele amam o trio elétrico e querem ter em casa uma miniatura dessa principal estrela das festas momescas. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Hoje já estou com vários clientes. Vejo na internet os modelos, o cliente às vezes explica qual o modelo deseja e eu aí imprimo e sem seguida vou para a prática. O minitrio que eu mais gosto é o de Bell Marques e fico muito feliz de ver crianças e adultos em um encontro como este de hoje. É uma alegria relembrar a micareta”, enfatizou.

O custo para fabricação de um minitrio elétrico segundo ele, é em média R$400.

O cantor feirense Djalma Ferreira também prestigiou o encontro e declarou que sente que o evento é como se fosse uma germinação para se pensar que o momento do trio de verdade está para chegar e que vem por aí a micareta.

Na opinião dele, é possível que em 2022 o evento retorne e com Deus à frente para iluminá-lo. Sempre com muita alegria, Djalma frisou que também precisou se reinventar durante a pandemia.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Parti para as lives e já estou na 13ª. O pessoal chegou junto e foi muito bom. Estamos vindo aí com trabalhos novos e coisas novas”, adiantou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade