Feira de Santana

Prefeito entrega mais 21 escrituras a moradores da Fonte do Lili e firma convênio para oferta de cursos a moradores do MCMV

Ato de entrega e assinatura de convênio ocorreu na tarde desta sexta-feira (17).

17/09/2021 às 19h17, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Na tarde desta sexta-feira (17), o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, entregou mais 21 escrituras para moradores da Fonte do Lili, totalizando 195 escrituras já entregues no local. Em seguida foi firmado um convênio com a faculdade Uninassau que beneficiará moradores do Minha Casa, Minha Vida, que desejam ingressar no nível superior.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo a prefeitura, o convênio oferta vestibular gratuito, bolsas de estudos em diversas áreas, além de cursos profissionalizantes para jovens e idosos. Participaram do ato, síndicos de residenciais que abrigam em torno de 20 mil famílias.

“Nós estamos na Fonte do Lili entregando 21 escrituras. Fechamos hoje 195 escrituras na Fonte do Lili. Na cidade inteira, a maioria das pessoas mais pobres não tem escrituras, não tem direito ao chão que vive, e nós estamos dando garantia de vida à família. E na Uninassau, nós estamos formando cidadãos e, principalmente, o foco é nos residenciais do Minha Casa, Minha Vida. Estamos treinando pessoas em pré-vestibular e outras estamos treinando para ações de aprendizado de treinamento profissional”, declarou o prefeito.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A secretária municipal de Habitação, Cíntia Machado, comemorou a oportunidade que muitos jovens terão em fazer um curso de nível superior.

“Foi marcante demais fazer esse convênio com a Uninassau, e agradecemos por esse momento, porque nós conseguimos levar não só cursos profissionalizantes para os moradores dos residenciais do Minha Casa, Minha Vida, mas também conseguimos outros benefícios muito importantes, porque qualquer morador do Minha Casa, Minha Vida, que quiser fazer o vestibular será gratuito. A depender da quantidade de moradores para cada curso, vai haver um percentual de desconto, de bolsa, então, é um estímulo para que os jovens vão para a faculdade”, disse.

Cíntia disse ainda que os moradores terão outros benefícios.

“Também vai ter mensalmente atendimentos sociais associados a atendimentos médicos. Agora, por exemplo, no setembro amarelo vamos ter dois atendimentos, dia 22 de setembro tem em um residencial, e dia 29 será em outro. Tem aferição de pressão, teste de glicemia, atendimento psicológico para os moradores e atendimento jurídico”, informou.

Ana Rita de Souza Brito, conhecida como ‘Rita Gorda’, presidente da Associação de Moradores da Fonte do Lili, destacou que agora os moradores estão morando em um local digno.

“É uma importância muito grande, porque é mais uma segurança que temos. Todos eram testemunhas do nosso sofrimento aqui. Isso aqui é uma coisa maravilhosa, as pessoas estão se sentindo valorizadas, é uma inclusão social. Tem muita gente que fica com preguiça de procurar a documentação ir atrás, tem pessoas aqui que eu tive que ir. A estrutura melhorou e a gente hoje tem um lugar que é digno de moradia. Antes eram palafitas, e agora só temos casas aqui de alvenaria”, declarou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Gilmara Portugal Sena Anselmo, que mora na Fonte de Lili há quase 30 anos, destacou a felicidade dos moradores.

“Eu moro há quase 30 anos aqui na Fonte. É uma importância imensa pra mim e pra todos aqui da comunidade, porque a gente tem hoje nosso imóvel legalizado. Estamos felizes. Não podemos comparar com antes, houve melhorias. Aqui era muito escuro, muito mato, eram barracos e aos poucos fomos fazendo de alvenaria e gostaríamos muito de receber essa escritura, e hoje a gente está feliz por receber. Foi muito importante, porque valoriza mais o nosso imóvel. Eu gostaria de agradecer ao prefeito e a secretaria de serviços públicos a nossa nova iluminação de LED, que a nossa comunidade recebeu”, disse.”
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade