Saúde

Rui Costa destaca papel das policlínicas regionais na prevenção e diagnósticos precoces de diversas doenças

De acordo com o governador, mais duas policlínicas regionais deverão ser entregues nas próximas semanas em Salvador.

13/09/2021 às 15h18, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O governador Rui Costa destacou nesta segunda-feira (13), durante entrega da 21ª Policlínica Regional de Saúde, na cidade de Serrinha, o papel desses equipamentos na prevenção e diagnóstico precoces para a saúde da população.

De acordo com ele, mais duas policlínicas regionais deverão ser entregues nas próximas semanas em Salvador, totalizando 23 unidades desse tipo no estado da Bahia.

“80% do povo do nosso estado mora no interior e os serviços de alta e média complexidade eram centralizados nos hospitais do estado na capital. O que nós estamos fazendo é levando para o interior toda a média e alta complexidade. No mundo inteiro, os países que investem em saúde pública apostam muito em prevenção, em diagnóstico precoce. Os planos de saúde privados do mundo hoje, mais caros, abandonaram a filosofia de saúde corretiva para saúde preventiva, mesmo os planos privados hoje estão estimulando que as pessoas façam exercício físico, viabilizando academias, monitoramento das pessoas, porque faz toda a diferença. E garantindo e estimulando que as pessoas façam periodicamente seus exames. É aí que se encaixa o conceito da policlínica”, explicou Rui Costa.

O governador comparou a saúde como uma escada e afirmou que o primeiro degrau foi colocado pelo ex-governador Jaques Wagner, em sua gestão, em parceria com os governos de Lula e Dilma Rousseff, através da implantação de mais de mil postos de saúde da família em todo o estado.

Rui Costa citou ainda como exemplo de sucesso em prevenção a inauguração do Hospital da Mulher, em Salvador.

“Nós inauguramos o Hospital da Mulher, para tratar de doenças específicas das mulheres, e quando a gente inaugurou o hospital, recebíamos as mulheres com o indicador Bi-Raids 4, ou seja, com câncer bastante avançado. Essas mulheres tinham uma baixa chance de ganhar saúde plena após o tratamento, e hoje após essa rede de policlínicas estamos recebendo as mulheres em início de câncer, e garantindo tratamento com 33 ou 34 dias. Nós estamos com apoio dos municípios, fazendo o monitoramento dessas mulheres para que elas cumpram o calendário de tratamento após fazer a intervenção hospitalar. Com isso vamos salvar milhares de vidas de mulheres. Isso é para contextualizar a importância de uma policlínica como essa”, salientou.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O prefeito de Serrinha, Adriano Lima, atualmente sem partido, acrescentou que este é um equipamento de suma importância para realização de uma série de exames, pois muitas vezes os munícipes de Serrinha e da região tinham que se deslocar para Salvador pra fazer exames como ressonância, tomografia, colonoscopia.

“Isso desafoga Feira e Salvador. É um projeto que existe do governo do estado, em que ele pega os territórios de saúde e implanta essa policlínica para dar início à regulamentação do Consórcio Interfederativo de Saúde. Aqui foi um processo eleitoral que foi feito, e foi escolhida a cidade de Serrinha, e vamos colher os frutos.”

Apesar de se manter na oposição ao governo do estado, ele acredita que o governador Rui Costa tem feito uma boa gestão.

“Ele tem um nível de gestão ímpar, a gente sabe reconhecer isso. Ele marca uma gestão com o nome dele de governador das Policlínicas, que muitas vezes um gestor não consegue deixar uma marca que o identifique, e ele consegue fazer isso aí. É uma pessoa técnica, um excelente governador. O problema daqui é algo mais particular, entre eu e um opositor, que isso acontece em alguns municípios. Mas é uma pessoa que tenho muita admiração”, opinou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

 

Leia também:

'Nosso grupo é responsável pelo maior investimento em saúde do Brasil', declara Rui na entrega da 21ª Policlínica Regional
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade