Covid-19

Secretária estadual de Saúde destaca atenção voltada para Feira de Santana após confirmação da variante Delta

De acordo com a secretária, testagens foram feitas em boa parte do distrito, onde o caso foi confirmado.

13/09/2021 às 10h50, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

O governo do estado entregou nesta segunda-feira (13), a 21ª Policlínica Regional de Saúde, desta vez no município de Serrinha. Acompanhado do governador Rui Costa, a secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim, durante coletiva de imprensa, avaliou a atual situação da pandemia no estado.

"Nós estamos caminhando com números decrescentes, hoje temos uma taxa de ocupação de 30% dos leitos de UTI Covid e mais ou menos, cerca de 2.300 casos ativos. Isso quer dizer que estamos caminhando bem, tendo leitos suficientes para a população que necessitar e a população começa a entender que nós precisamos manter o distanciamento, uso de máscara e isso tudo tem feito diferença, além da grande importância da vacinação que está ajudando a diminuir o número de doentes. Precisamos de mais vacina, ontem chegaram ao Ministério da Saúde, mais de cinco milhões de doses, e assim que receber, provável que ainda hoje a noite, amanhã pela manhã, possamos estar direcionando para os municípios", explicou.

Delta

Após o município de Feira de Santana confirmar um caso da variante Delta, todas as atenções estão voltadas, para que não haja disseminação do vírus. De acordo com a secretária, testagens foram feitas em boa parte do distrito da Maria Quitéria, onde o caso foi confirmado. A Prefeitura Municipal de Feira de Santana realizou caravanas de vacinação no local e em outros distritos.

"Nós temos um caso da cepa da variante Delta em Feira de Santana, nós junto com a prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde e vigilância epidemiológica, conseguimos realizar testagem em muitas pessoas da vizinhança do próprio distrito e o avanço da vacinação está para nos ajudar, pois é o que mais preconiza nesse momento. Precisamos que as pessoas tomem a primeira e segunda dose e quando possível, a dose de reforço. Nenhuma cepa mais foi identificada, são resultados que levam até 30 dias, mas até o momento, não temos mais casos aqui no estado", afirmou.

No último sábado (11), o governo do estado publicou um novo decreto do Diário Oficial do Estado, autorizando até o dia 21 de setembro deste ano, a realização de atividades com a presença de público de até mil pessoas.

Para a secretária Tereza Paim, é importante que haja a apresentação da caderneta de vacinação contemplando as duas doses ou dose única, como forma de segurança para o próprio espaço onde está acontecendo o evento.

"Nesse último decreto publicado diz que é necessário que as pessoas tenham as duas doses ou dose única para ter acesso aos eventos. Com relação as fiscalizações, é importante principalmente nos espaços privados, que para a própria saúde do organizador, para a própria defesa, que só receba, pessoas vacinadas com as duas doses ou a dose única. Terá que cobrar a caderneta de vacinação ou mesmo acessar o sistema do Conect SUS, onde mostra todos os dados da vacinação", destacou.

Com a entrega da Policlínica Regional de Serrinha, a secretária Tereza Paim, informou ao Acorda Cidade, que não apenas o município será beneficiado, como também mais 14 cidades da região sisaleira.

"São 21 policlínicas de extrema importância e aqui na região precisava desse equipamento, porque estará beneficiando Serrinha e mais 14 municípios aqui da Bahia que são consorciados e a população terá acesso gratuito pelo SUS, através da atenção primária. Ou seja, as pessoas podem procurar o atendimento no posto médico, seja de uma consulta, exame e de lá, será solicitado o agendamento para este paciente para que seja feito o atendimento. Aqui vamos ter mamografia, tomografia, ressonância, ecocardiograma, ultrassom, vários exames de alta complexidade, beneficiando a todos", concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade