Feira de Santana

Representantes da APLB protestam contra retorno das aulas semipresenciais no estado

O protesto aconteceu em frente ao Núcleo Territorial de Educação de Feira de Santana.

02/08/2021 às 12h09, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Professores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), realizaram uma manifestação em frente ao Núcleo Territorial de Educação (NTE 19), de Feira de Santana, na manhã desta segunda-feira (2).

A reivindicação, é contra o retorno das aulas semipresenciais que aconteceu na última segunda-feira (26) em todo o estado da Bahia, para os estudantes do ensino médio. Já para estudantes do ensino fundamental, as aulas serão retomadas na próxima segunda (9).

Em entrevista ao Acorda Cidade, a presidente da APLB, Marlede Oliveira, informou que a categoria deseja dialogar com os representantes do estado, pois segundo ela, este ainda não é o momento de retornar com o ensino híbrido.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"Estamos aqui para mostrar o nosso descontentamento, estamos repudiando a atitude do governador de baixar o decreto para que as aulas semipresenciais possam retornar. Os professores estão trabalhando sim, porém ele quis atender aos apelos do setor particular, porque a educação virou uma mercadoria aqui no Brasil e por negligência, o Estado abandonou as escolas e agora a educação que está sucateada aqui em nosso país. Teremos um diálogo nesta terça às 18h para que a gente tenha um diálogo com relação a tudo isso", afirmou.

Ainda de acordo com Marlede Oliveira, não será com ameaças por parte do governo, que a categoria irá ceder às solicitações.

"Sempre foi assim quando enfrentamos o governo, as ameaças sempre vão existir, só que a classe trabalhadora tem que resistir, por quê que estamos hoje aqui em frente ao NTE? Para dizer que a gente não aceita ameaças, queremos diálogo. Tudo é resolvido na base do diálogo, então assim, o Governador já mandou imunizar todos os professores com a segunda dose? Sabemos que as UTIs estão cheias, e não é de pessoas mais velhas, porque estas já foram vacinadas, são com pessoas jovens", destacou.

Com relação a opinião dos pais que apoiam o retorno do ensino híbrido, a presidente da APLB, informou esta é uma decisão que deve ser respeitada, mas salientou que os riscos ainda estão presentes, principalmente por parte dos estudantes que não foram imunizados com a vacina contra a Covid-19.

"A gente respeita, mas o que nós queremos, é levar para a vida, porque conteúdo se repõe, tudo na vida se repõe, tudo se resolve, agora morrer o aluno, morrer o professor, o funcionário, nem Rui Costa, nem o pai, vai trazer a gente de volta. Então é necessário que haja essa preocupação com o filho que ainda não está imunizado, que chega na escola e pode pegar Covid de outro, porque ainda existem pessoas assintomáticas e pegando o vírus dentro da escola, levam para casa. Estamos ainda aí vacinando as pessoas acima de 31 anos de idade, mas a luta é esta. Queremos trabalhar, estamos trabalhando de forma remota e o governador diz que não estamos trabalhando. Queremos um retorno com segurança, com a garantia, atendendo a todos os requisitos de segurança e com a categoria toda imunizada", concluiu.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

 

Leia também:

Volta às aulas na rede estadual tem baixa adesão de alunos nesta terça-feira (27)

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade