Educação

Desafios impostos pela pandemia ressaltaram ainda mais a importância do pedagogo nas escolas e universidades

Na educação básica e no ensino médio, o pedagogo vai buscar entender e trabalhar as dificuldades cognitivas e neurológicas de crianças e jovens, as múltiplas dificuldades de aprendizagem.

01/08/2021 às 18h48, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O pedagogo é o profissional que tem como função principal planejar e coordenar as tarefas que serão realizadas em sala de aula. Diante dos novos desafios impostos pela pandemia na área da educação, o papel do pedagogo nas escolas tornou-se ainda mais importante. Como afirma a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Giorgina Melo Erisman, Jaqueline Custódia.

Em entrevista ao Acorda Cidade, ela explicou o papel desse profissional para o setor da educação. “A pedagogia é a ciência que estuda os processos educacionais e o pedagogo é um especialista que atua dentro das escolas com foco na aprendizagem. Ele vem a contribuir com a formação continuada dos professores, e é importante salientar que o pedagogo não trabalha sozinhoo. Ele precisa do apoio, da colaboração dos professores.”

Jaqueline Custódia destacou que o profissional da área de pedagogia atua também na implementação de diretrizes e organização dos currículos da educação básica e dentro das universidades, seja na coordenação de cursos dessas instituições ou também como membro da equipe docente da universidade.

Na educação básica e no ensino médio, o pedagogo vai buscar entender e trabalhar as dificuldades cognitivas e neurológicas de crianças e jovens, as múltiplas dificuldades de aprendizagem.

“O papel do pedagogo é muito necessário, porque estamos vivendo um momento atípico na educação brasileira e acredito que na educação mundial, onde os estudantes agora retomaram as aulas no modelo remoto e esse modelo trouxe para a gente, no caso para os profissionais da educação, alguns desafios e revelou algumas situações, como, por exemplo, o desafio de a todo momento buscar conhecimento, se capacitar, a necessidade da formação continuada na vida do docente. Os professores agora estão dando aula, em sua grande maioria, através de plataformas digitais, em que eles tiveram que buscar essas informações, e o coordenador pedagógico ele vem como um suporte para o professor, porque a gente precisa trabalhar metodologias criativas no ensino remoto”, afirmou.

Segundo a coordenadora pedagógica, diante dos novos desafios, os professores estão requisitando muito mais o apoio do pedagogo na escola. “A gente tem intensificado as nossas reuniões, para trazer para o debate essas questões de como produzir uma aula, como fazer uma aula que consiga na verdade manter o aluno nesse momento virtual. A gente sabe que a evasão escolar acontece no momento presencial e no momento remoto vem a aumentar e tem outros problemas também que corroboram para que o menino não faça parte desse momento remoto”, salientou.

Conforme Jaquele Custódia, existe atualmente uma necessidade urgente de se criar programas para conscientizar as famílias da importância de acompanhar o processo de ensino de seus filhos. “A gente percebe que em um dado momento o coordenador e o professor eles ficam muito desamparados no que tange ao apoio famíliar.”

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade