Bahia

PIB da Bahia deve crescer 4,6% em 2021, estima Fieb

Estudo elaborado pela instituição aponta melhora nos três setores da economia baiana neste ano.

23/07/2021 às 06h52, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia deve crescer 4,6% em 2021, segundo estimativa da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Um estudo elaborado pela instituição aponta melhora nos três setores da economia neste ano. Caso a previsão se confirme, este será o maior crescimento percentual da economia baiana desde 2010, quando foi registrada alta de 6,1%. Confira o documento na íntegra.

O Relatório Técnico Estimativas do PIB da Bahia – 2021 aponta que o setor que deve apresentar maior crescimento é o de Serviços, com alta de 6%, influenciado pela recuperação do segmento do Comércio.

De acordo com o estudo, o setor industrial deve crescer 0,6% em relação ao ano passado, influenciado positivamente pela Construção Civil, que tem alta estimada de 7,5%. “Desde o segundo semestre do ano passado, a indústria da Construção Civil tem apresentado resultados positivos. Um dos fatores que contribuem para isso é que os juros estão relativamente baixos para o histórico brasileiro”, explica o especialista em Desenvolvimento Industrial da Fieb e coordenador do estudo, Carlos Danilo Peres.

A Indústria Extrativa também deve contribuir positivamente para o setor industrial baiano em 2021. O relatório da Fieb prevê crescimento de 13,7%, justificado pelo cenário externo favorável, com alta de preços das commodities minerais.

Em contrapartida, a Indústria de Transformação deve registar queda de 5%, impactada negativamente pelos segmentos de Refino e Produção de Automóveis. “O resultado da indústria de transformação será influenciado pelo fechamento da Ford e pela ocorrência de uma parada para manutenção na Refinaria Landulpho Alves, que impactou a produção de combustíveis e outros derivados de petróleo”, explica Peres.

Por outro lado, segmentos importantes como Química, Borracha e Plástico, Metalurgia e Calçados, por exemplo, devem apresentar recuperação da atividade em 2021.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade