Re(xistires)

2ª edição do seminário da Flifs tem recital com Setúval e Lucas Galvão

O recital Re(existires) Poéticos tem como finalidade provocar reflexões diante de questões associadas a existência e resistência em meio a vida humana.

21/07/2021 às 21h54, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nesta quinta-feira (22) às 18h30 haverá apresentação online, pelo YouYube, do recital Re(existires) Poéticos, uma proposta literária, cultural e artística que se constitui na apresentação oral poética, visual e interpretativa, especificamente, através de uma produção audiovisual. O recital Re(existires) Poéticos tem como finalidade provocar reflexões diante de questões associadas a existência e resistência em meio a vida humana que permeiam sobre as produções poéticas e aos enfrentamentos discursivos e atitudinais no que se refere a opressão e negação social no cotidiano.

A apresentação acontece durante a abertura da 2ª edição do Seminário da Feira de Livros de Feira de Santana (Seminário da Flifs), que estende-se até o mês de agosto. A ocorrência do Seminário será na modalidade virtual, reunindo professores, pesquisadores, estudantes e mediadores de leitura para um debate sobre a Literatura a partir dos conceitos da memória e resistência.

Através de uma maneira dialógica e interpretativa a abordagem dada na apresentação audiovisual de Re(xistires) Poéticos está relacionada com recortes de diálogos soltos e articulados que vão se estruturando e compondo narrativas poéticas de autores brasileiros que recaem em proposições de diversas temáticas em que as imagens refletem atos de existência e resistência dos poetas no universo do uso das palavras como instrumento de permanência criativa e de reflexões.

Segundo Setúval, criador da produção, o tema do recital baseia-se na conjugação do verbo existir (inicialmente oralizado) como pano de fundo para ilustrar a condição do existir humano com a ênfase na escuta do resistir associado a pronúncia dos dois verbos de modo a entendê-las como expressões que se conjugam quase semelhantes, mas com significados diferentes e oportunos de associações aos enfrentamentos da vida.

“Os poetas Setúval e Lucas Galvão nos brindam com um repertório literário precioso, cuidadosamente escolhido e com uma excelente e forte performance. O espetáculo Re(xistires) Poéticos, sem dúvida, dará mais brilho ao Seminário Flifs, pois nos presenteia com escritores e poetas clássicos e contemporâneos contribuindo para ampliação do repertório literário dos inscritos no Seminário”, declara a professora Rita Breda, Pró-Reitora de Extensão da Uefs e Coordenadora da Flifs.

Fazendo uso de poemas autorais de Setúval e Lucas Galvão, como também de autores brasileiros, a exemplo de Roberval Pereyr, Antonio Brasileiro, Conceição Evaristo, Manoel de Barros, Mário Quintana, Bráulio Bessa, Cecília Meireles, entre outros, a produção audiovisual vai tomando forma com as imagens e interpretações que remetem a uma perspectiva de projetar a palavra como ferramenta do fazer poético e da significação do poeta como denunciante das questões sociais.

Cristiana Barbosa, Coordenadora Seminário da Flifs também comentou sobre a produção. “Re(xistires) poéticos é uma celebração à poesia! Setúval e Lucas Galvão, através de uma seleção primorosa, sensível e visceral, nos convida à releitura das obras apresentadas. As interpretações dos dois poetas e professores envolvidos convergem num compasso perfeito. O cuidado com o ambiente e a trilha musical escolhida nos envolvem numa intimidade entre texto e contexto, unida às suas falas potentes em linguagem teatral faz aflorar a sensibilidade dos ouvintes. Os conceitos de memória e resistência, subtítulo do Seminário Flifs é explorado com sagacidade a partir dos textos literários. Apaixonante!”

A ideia da criação e produção audiovisual é do poeta declamador Setúval que participa do elenco juntamente com o poeta Lucas Galvão. A gravação, fotografia e edição ficou por conta do publicitário Roberto Cordeiro, da Produtora Intervídeo, sendo as músicas instrumentais, que compõem o enredo do recital, assinadas pelo músico e cantor feirense Dann Silveira. Para acessar a abertura da 2ª edição do Seminário da Flifs e a apresentação do recital Re(xistires) Poéticos é só clicar no link: https://youtu.be/k4c4GwC1TXQ
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade