Feira de Santana

Moviafro Feira de Santana realiza 5º Encontro de Mulheres Negras

O 5º Encontro Moviafro de Mulheres Negras será realizado de forma virtual através perfil @moviafrofsa.oficial no Instagram.

20/07/2021 às 14h36, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana, através do Núcleo Moviafro de Mulheres Negras (NUMNEGRAS), realiza pelo 5º ano consecutivo. O encontro Moviafro de Mulheres Negras, tem como objetivo, dar mais visibilidade à luta, às ações, promoção e valorização do debate e da identidade da mulher negra brasileira. Essa atividade é realizada sempre em julho, por ser o mês da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha e também se propõe a debater amplamente o racismo e machismo que as mulheres, sobretudo, as negras, são vítimas todos os dias em todo o Brasil.

O tema desta edição será 'De Tereza de Benguela a Chica Do Pandeiro'. Outras Terezas e outras Chicas, mulheres negras e suas múltiplas resistências. Com a formação da Mesa Tereza de Benguela composta por membras do NUMNEGRAS e convidadas que farão participações especiais. Esse tema foi amplamente discutido pelo grupo de trabalho que foi formado dentro do NUMNEGRAS e objetiva também homenagear a matriarca da Quixabeira da Matinha, a Mestra da Cultura Popular Dona Chica do Pandeiro, que é uma grande referência de mulher negra na região.

O Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingos, na República Dominicana. Aqui no Brasil, A Lei nº 12.987/2014, foi sancionada pela Presidenta Dilma Rousseff, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola, viveu durante o século 18. Com a morte do companheiro, Tereza se tornou a rainha do quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luiz Pinto de Souza Coutinho e a população (79 negros e 30 índios), morta ou aprisionada.

O Encontro Moviafro de Mulheres Negras, tem se consolidado como um dos principais eventos alusivos às comemorações do mês de julho, mês da mulher negra em Feira de Santana e região metropolitana. Como forma de apoio ás autoridades politicas, médicas e sanitárias no combate a pandemia do Covid-19 e acima de tudo, pela preservação da saúde das nossas mulheres negras. O 5º Encontro Moviafro de Mulheres Negras será realizado de forma virtual através perfil @moviafrofsa.oficial no Instagram.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade