Acorda Cidade - Dilton Coutinho

25 de Setembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Agenda Cultural

Todas as notícias
Publicado em 20/07/2021 14h36.

Moviafro Feira de Santana realiza 5º Encontro de Mulheres Negras

O 5º Encontro Moviafro de Mulheres Negras será realizado de forma virtual através perfil @moviafrofsa.oficial no Instagram.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Moviafro Feira de Santana realiza 5º Encontro de Mulheres Negras
Foto: Reprodução/Instagram/moviafrofsa.oficial

Acorda Cidade

A Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana, através do Núcleo Moviafro de Mulheres Negras (NUMNEGRAS), realiza pelo 5º ano consecutivo. O encontro Moviafro de Mulheres Negras, tem como objetivo, dar mais visibilidade à luta, às ações, promoção e valorização do debate e da identidade da mulher negra brasileira. Essa atividade é realizada sempre em julho, por ser o mês da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha e também se propõe a debater amplamente o racismo e machismo que as mulheres, sobretudo, as negras, são vítimas todos os dias em todo o Brasil.

O tema desta edição será 'De Tereza de Benguela a Chica Do Pandeiro'. Outras Terezas e outras Chicas, mulheres negras e suas múltiplas resistências. Com a formação da Mesa Tereza de Benguela composta por membras do NUMNEGRAS e convidadas que farão participações especiais. Esse tema foi amplamente discutido pelo grupo de trabalho que foi formado dentro do NUMNEGRAS e objetiva também homenagear a matriarca da Quixabeira da Matinha, a Mestra da Cultura Popular Dona Chica do Pandeiro, que é uma grande referência de mulher negra na região.

O Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingos, na República Dominicana. Aqui no Brasil, A Lei nº 12.987/2014, foi sancionada pela Presidenta Dilma Rousseff, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola, viveu durante o século 18. Com a morte do companheiro, Tereza se tornou a rainha do quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luiz Pinto de Souza Coutinho e a população (79 negros e 30 índios), morta ou aprisionada.

O Encontro Moviafro de Mulheres Negras, tem se consolidado como um dos principais eventos alusivos às comemorações do mês de julho, mês da mulher negra em Feira de Santana e região metropolitana. Como forma de apoio ás autoridades politicas, médicas e sanitárias no combate a pandemia do Covid-19 e acima de tudo, pela preservação da saúde das nossas mulheres negras. O 5º Encontro Moviafro de Mulheres Negras será realizado de forma virtual através perfil @moviafrofsa.oficial no Instagram.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Segredos de uma alegria completa
Mensagem: segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Segredos de uma alegria completa

Mensagem: segunda-feira, 13 de setembro de 2021 - Hoje você é convidado para lançar em Deus todas as suas p...

Vernissage traz mostra de artes plásticas 'Olhar para o Território de Gabriel Ferreira'
Feira de Santana

Vernissage traz mostra de artes plásticas 'Olhar para o Território de Gabriel Ferreira'

A abertura da exposição acontecerá no dia 18 de setembro, a partir das 17h o mezanino da Cervejaria Sertõe...

Thiago Aquino se mantém em ranking nacional e retoma agenda com tour em SP
Feira de Santana

Thiago Aquino se mantém em ranking nacional e retoma agenda com tour em SP

O novo álbum é o quarto lançamento do projeto ‘Só Pedrada’.

Vídeo

Moradores da Rua Tupinambá reclamam de buraqueira e falta de drenagem Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 24.09:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram