Bahia

Baleias jubarte 'antecipam' temporada e começam a chegar no litoral da Bahia

Cerca de 20 mil animais são esperados no Brasil e podem ser vistas até o mês de novembro. Algumas baleias já começaram a chegar no Arquipélagos de Abrolhos, no sul da Bahia, e já foram vistas também em Salvador e em Praia do Forte.

18/07/2021 às 11h42, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As primeiras baleias jubarte já começaram a ser vistas no litoral baiano, em seu ritual anual de acasalamento e reprodução na costa brasileira. A espécie viaja da Antártida até o Brasil para se reproduzir e os primeiros indivíduos costumam chegar no mês de maio, e geralmente o espetáculo segue até o mês de novembro. Nesta temporada, mais de 20 mil baleias são esperadas no país.

Elas viajam cerca de dois meses das águas frias para o calor brasileiro em busca de comida e os especialistas atribuem essa antecipação da chegada dos animais às condições climáticas e a oferta de alimentos nas áreas da espécie.

“Pode ser reflexo das condições climáticas que estão afetando a oferta de alimentos nas áreas de alimentação delas. Elas podem estar migrando mais cedo por ter falta de alimento nas áreas de alimentação”, explica a bióloga Luena Fernandes.

A ONG Baleia Jubarte, que trabalha para a preservação da espécie, está acompanhando a expedição dos animais pela costa brasileira. Já foram registradas baleias em Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, além do arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, o principal berçário da espécie. Algumas foram além e já chegaram em Salvador e Praia do Forte, no litoral norte baiano.

Os pesquisadores também estão preocupados com a quantidade de encalhes e acidentes com redes de pesca. Algumas baleias ficam presas e acabam morrendo. O número de ocorrências registrado no país já se aproxima do total que houve em toda a temporada passada.

Somente este ano, já são 53 registros. Até então, 17 a menos que em 2020. O estado com mais ocorrências é Santa Catarina, com 15 acidentes.

O coordenador do Projeto Baleia Jubarte, Enrico Marcovaldi, disse que a maior razão dos acidentes é a atividade pesqueira no sul do Brasil. E enxerga um lado positivo: o aumento da população das baleias.

“A ocorrência das baleias jubarte em maior número onde tem uma atividade pesqueira muito intensa no sul do país. Mas por outro lado, isso remete a uma questão positiva, porque elas estão crescendo”, afirmou.

Para evitar acidentes, um grupo de cientistas voluntários vai mapear nesta temporada a rota dos animais na costa de Salvador.

“Esse mapeamento ele vai servir para estar auxiliando os próprios pescadores dos locais onde seriam melhor para pescar. Para a população estar assistindo esse espetáculo”, comentou Matheus Serra, um dos voluntários do Projeto Baleias Soteropolitanas, que irá atuar durante a temporada dos animais.

Fonte: G1 Bahia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade