Violência

Feira de Santana está entre as cidades com maior número de mortes violentas no país, segundo anuário de segurança pública

Os municípios da região Nordeste lideram o ranking.

15/07/2021 às 19h58, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Feira de Santana está entre os municípios com as maiores taxas de mortes violentas intencionais do país, segundo estudo divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública através do Anuário Brasileiro de Segurança Pública que foi divulgado nesta quinta-feira (15).

Os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes fazem parte deste ranking elaborado com base em dados do ano de 2020.

Os municípios da região Nordeste lideram o ranking e o que eles têm em comum é a proximidade com as capitais, grande concentração da população e precariedade na estrutura social e urbana. Além disso, são cidades de porte médio. Neste cenário, Feira de Santana ocupa a terceira posição no Nordeste e a primeira na Bahia, conforme o gráfico.

Ainda segundo dados do anuário, os números de mortes violentas intencionais no Brasil, aumentaram em 2020, diferente de dados de anos anteriores e em meio à pandemia da covid-19 e todas restrições impostas.

Números divergentes

Observa-se que existe uma grande diferença entre o número de Mortes Violentas Intencionais contabilizadas pela Polícia Civil e Imprensa de Feira de Santana, e o do anuário. Conforme levantamento feito, dia após dia, com base nas guias para exame médico legal emitidas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) durante cada levantamento cadavérico, no ano de 2020 foram registrados 370 homicídios e 12 latrocínios (roubo seguido de morte) totalizando 382 Crimes Violentos Letais Intencionais.  Já o anuário aponta que a cidade no ano passado teve 557 mortes violentas.

Leia também: Mais de 380 pessoas foram assassinadas em Feira de Santana em 2020; veja a lista de bairros

Foto: Reprodução/Anuário 2021

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade