Feira de Santana

Após rejeição, Projeto do Fundeb retorna à Câmara Municipal para ser votado

Para Ivamberg Lima, é necessário que algum representante do Governo Municipal esteja presente para sanar qualquer tipo de dúvida no momento da votação.

23/06/2021 às 15h34, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Reprovado por 11 votos contrários, o Projeto de Lei 078/21, que prevê a reformulação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social dos recursos do Fundeb, retornou na manhã desta quarta-feira (23) para a Câmara Municipal para ser votado.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o vereador Ivamberg Lima (PT), um dos vereadores que votou favorável ao PL, informou que mesmo o projeto retornando à Câmara de Vereadores, é necessário que seja cumprido o regimento interno e a Lei Orgânica.

"O projeto retornou para a Câmara, mas precisamos nos apegar ao regimento interno da Câmara e a Lei Orgânica. Pelo regimento interno no artigo 238, ele diz que esses projetos quando retornam à Câmara Municipal na mesma legislatura, tem que haver uma admissibilidade, a partir da maioria absoluta dos vereadores. O prefeito pode enviar o projeto para ser votado, mas quando a gente vai para a Lei Orgânica, que é uma lei que suplanta o regimento interno, essa lei é bem clara e diz que a representação do Projeto de Lei, da iniciativa privada, do prefeito municipal na mesma sessão legislativa, condiciona a uma aceitação prévia pela maioria absoluta da Câmara Municipal, ou seja, ela deixa claro que esse projeto par ser votado outra vez, precisa que a maioria absoluta dos vereadores aceite isso e é o que iremos ver nas próximas sessões", disse.

De acordo com o vereador, com esse retorno do projeto, nada pode ser mudado dentro da redação que já tinha sido estabelecida desde a primeira tentativa de aprovação. Ainda não há informação sobre data da nova votação.

"Não pode haver mudanças, pode até ter sinônimos, porque o projeto é o mesmo da criação do Conselho Municipal do Fundeb. Essa lei regulamenta uma lei federal que então a gente não pode mudar uma lei federal, ela vai ser regulamentada aqui, se for votada, se os vereadores votarem de forma positiva. Mas o que quero dizer é o seguinte, ao contrário do que está se dizendo, os recursos do Fundeb continuarão chegando aqui em nossa cidade, até porque existem verbas carimbadas, por exemplo, temos o ICMS que tem repasse semanal, agora o que fica realmente difícil é a prestação de contas. As contas do Fundeb 2020 não foram aprovadas pelo Conselho e por isso foram pedidas explicações antes de votar, então precisa se criar esse Conselho, para que possam ser feitas as prestações de contas, porque se não tiver isso, o município pode ficar inadimplente e pela inadimplência, ele realmente não pode tomar empréstimos e nem fazer outras coisas. Até o próprio prefeito fica implicado com isso", destacou.

Para Ivamberg Lima, é necessário que algum representante do governo municipal esteja presente para sanar qualquer tipo de dúvida no momento da votação.

"Eu acho que devem existir explicações, e podemos ver o pessoal do próprio governo e trazer alguns secretários ligados a este assunto, principalmente a Secretaria de Educação e o secretário da fazenda. Espero que eles expliquem também a questão da verba do Fundef no valor de R$ 248 milhões e os 40% que a prefeitura pode utilizar para benefícios de escolas ou órgãos ligados à educação", explicou.

Leia também:

Fernando Torres diz que Câmara rejeitou PL do Fundeb por risco de endividamento do município

'Este é um prejuízo que ainda não tenho ideia do tamanho', diz prefeito após Câmara rejeitar PL do Fundeb

Com voto favorável ao PL do Fundeb, vereador afirma que sem Conselho verbas destinadas não terá fiscalização

Presidente da Câmara chama prefeito de mentiroso e chantagista durante discurso

Segundo vereadores e APLB, projeto rejeitado pela Câmara reformularia conselho para fiscalização de recursos da educação básica

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade