Feira de Santana

Manifestantes realizam novo ato contra o governo Bolsonaro em Feira de Santana

A marcha teve início no estacionamento da prefeitura e logo depois, os manifestantes saíram pelas principais avenidas da cidade, como Avenida Visconde do Rio Branco, Senhor do Passos e Olímpio Vital.

19/06/2021 às 13h22, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Manifestantes foram às ruas, na manhã deste sábado (19), em diversas cidades do Brasil em protesto contra o governo do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido). No último dia 29 de maio, um ato também foi realizado nacionalmente, em forma de protesto a favor da aceleração da vacina contra a Covid-19, Auxílio Emergencial e contra as privatizações de estatais.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), de Feira de Santana, Gerinaldo Costa, o primeiro ato realizado no mês passado, cerca de 200 cidades aderiram ao movimento, mas afirmou que no dia de hoje, esse número dobrou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Hoje esse ato está acontecendo aqui em nossa cidade de Feira de Santana e em mais de 500 cidades espalhadas em nosso Brasil. No dia 29 de maio, por volta de 200 cidades participaram, mas fortalecemos este ato e estamos aqui para dizer Fora Bolsonaro! O povo brasileiro está passando por uma situação muito difícil, onde nunca se viu tanta gente pedindo esmola, nunca se viu tanta gente desempregada e nosso país não merece isso. Nosso Brasil é um país rico, desde a sua extensão territorial, como suas riquezas naturais e já estamos nos aproximando de 500 mil vidas perdidas por conta da pandemia e infelizmente nosso Brasil não tem um governo, o presidente não cuida do povo, porque prefere fazer aglomeração em cima de moto, andar de moto aquática e por isso estamos aqui, indo às ruas, mantendo todos os cuidados necessários, como o distanciamento social e uso de máscaras", disse.

De acordo com Gerinaldo, todo movimento social participou deste segundo ato realizado em Feira de Santana. Para ele, esse tipo de movimento, tem como objetivo chamar a atenção dos deputados e senadores, para que o Brasil tome um novo 'rumo'.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Estamos aqui para mostrar as pessoas que têm o poder, mostrar aos deputados, senadores, que o Brasil precisa imediatamente tomar outro rumo, porque o povo brasileiro não suporta mais, já estamos completando um ano e meio de desgoverno, porque o presidente não respeita a vida, não administra a pandemia, não mantém uma comunicação com governadores e prefeitos e só vive atacando. Posso afirmar que todo movimento social de Feira de Santana está presente aqui, todos os partidos políticos, seja de esquerda, direita e centro. Realizamos nosso primeiro ato e foi vitoriosa, por isso estamos aqui mais uma vez onde logo mais iremos marchar pelas principais avenidas da cidade", afirmou o presidente.

Estando presente também no ato de manifestação contra o governo do presidente Jair Bolsonaro, a presidente do partido Psol em Feira de Santana, Marcela Prest, informou a reportagem do Acorda Cidade, que além da falta de vacina para o povo brasileiro, a fome também está sendo uma das grandes dificuldades enfrentas pelas pessoas.

"Hoje a gente ocupa as ruas da cidade, pois a Covid-19 já levou quase 500 mil vidas, não estamos falando de números, estamos falando de famílias que perderam seus entes queridos, onde já se tem vacina, mas o presidente tem uma política de matar as pessoas pelo simples fato de não comprar as vacinas, como ele fez com a Pfizer, onde 81 e-mails foram enviados pela empresa e ele sequer respondeu. É uma política de manter o vírus circulando e precisamos defender o povo brasileiro porque do jeito que está, não tem como ficar, porque além da falta da vacina em grande escala, também falta comida na mesa de milhões de pessoas e o que o presidente fez? Cortou o Auxílio Emergencial, onde o preço do gás subiu de forma exorbitante, a cesta básica também está um absurdo, falta emprego e principalmente, falta saúde de qualidade. Estamos presentes aqui para defender a vacina no braço e a comida no prato", destacou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ainda segundo Marcela Prest, o movimento tem como objetivo também, manter a vacinação contra a Covid-19 para grupos prioritários.

"Nesse ato que estamos realizando no dia de hoje, queremos também protestar contra a retirada do grupo prioritário da vacinação. Pois retira as pessoas que possuem um risco maior de morrer, então pedimos o apoio e o compromisso do governo municipal para garantir a vacinação para a maior parte da população feirense nesse momento. Este é o segundo ato que é realizado de forma nacionalmente e estamos provando para Bolsonaro e seus aliados que sem sombra de dúvidas, a rua é o espaço que iremos sempre ocupar, é nas ruas que iremos defender a nossa vida e os nossos direitos", afirmou.

Para um dos organizadores da manifestação em Feira de Santana e integrante do movimento Frente Brasil Popular, Elísio Santa Cruz, o direito do povo brasileiro deve ser mantido e priorizado, por estes motivos, atos como este, são realizados contra o governo do atual presidente.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Antes desse ato aqui, nos reunimos em reuniões, mobilizamos os trabalhadores, os sindicatos e toda esta união é um papel importante exercido por todos. Essa é a luta em defesa dos direito de todos, uma luta 'Fora Bolsonaro', pois todos nós já sabemos, são quase 500 mil vidas perdidas em nosso Brasil e isso não é justo para a população. Estamos aqui para defender os direitos da classe trabalhadora, estamos aqui para defender a vacina para todos, estamos aqui para defender o retorno do Auxílio Emergencial de R$ 600 enquanto durar a pandemia, lutar na garantia do SUS, pois o SUS é do povo e deve continuar, deve permanecer, estamos na luta contra as privatizações, seja do Banco do Brasil, do Correios, da Petrobras, pois não aceitamos nada disso, e vamos lutar sempre", concluiu.

A marcha teve início no estacionamento da prefeitura e logo depois, os manifestantes saíram pelas principais avenidas da cidade, como Avenida Visconde do Rio Branco, Senhor do Passos e Olímpio Vital.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter de Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade