Cultura

Jornalista e memorialista Dimas Oliveira lança livro em plataformas digitais

O cinema - arte muda, scena muda, arte do silêncio -, destacado nas páginas do jornal noticioso independente e literário “A Flor”, é que o autor mostra na publicação.

14/05/2021 às 11h48, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

O jornalista e memorialista Dimas Oliveira está lançando mais um livro como organizador. Trata-se de “A Arte do Silêncio em Feira de Santana”, com versão no formato e-book Kindle (193 páginas) em venda no site da Amazon – http://www.amazon.com.br/ – no item Lançamentos. O preço de R$ 30,00 inclui envio sem fio internacional gratuito via Amazon Whispernet.

O cinema – arte muda, scena muda, arte do silêncio -, destacado nas páginas do jornal noticioso independente e literário “A Flor”, é que o autor mostra na publicação. Como era a exibição cinematográfica em Feira de Santana em parte de 1921 (descrição do produto na Amazon), quando existiam duas casas de diversões na cidade, o Cine-Theatro Sant’Anna, de propriedade de Raul Ferreira da Silva, e o Cine-Theatro Elite, de Arlindo Ferreira, os dois na rua Conselheiro Franco?

São compiladas 29 edições da publicação, entre abril e novembro daquele ano e mais uma edição de 12 anos depois, dezembro de 1933.

Há 100 anos, na época do cinema mudo, os filmes eram em preto e branco, com duração média de 60 minutos e muitos eram em série de seis até 18 capítulos.

Feira de Santana contava, então, com 50 mil habitantes, "uma parte significativa era habitué dos dois cinemas, em matinés e suarés, essas elegantes, com entrada a $1000 (mil réis), com homens e mulheres bem vestidos na plateia, vibrando com os atores e atrizes em aventuras, dramas, comédias e westerns, os filmes que eram focalizados", como conta na apresentação Thomas Oliveira, organizador da edição, que cuidou de colocar o livro na plataforma digital, como ocorreu em 2014 com "Cinema demais: ou era uma vez dezenas de filmes comentados e a situação do cinema em feira de santana", primeiro livro de Dimas Oliveira, lançado em formato físico.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade