Saúde

Com 100% de lotação da UTI do Hospital de Campanha, vereadora cobra leitos anunciados pela prefeitura há mais de 60 dias

Segundo a vereadora, a comissão esteve no Hospital de Campanha para cobrar um esclarecimento e foi informada pelo diretor que a ampliação dos leitos de UTI não ocorreu devido a uma questão administrativa.

05/05/2021 às 12h18, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A vereadora Lu de Ronny (MDB), que faz parte da Comissão Especial da Covid-19 na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, informou na manhã desta terça-feira (5) que aguarda um posicionamento do secretário de saúde, Marcelo Brito, acerca da ampliação de cinco leitos UTI covid, no Hospital de Campanha.

Segundo o Portal da Transparência da Covid-19, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na manhã de hoje, o Hospital de Campanha está com 100% de ocupação dos 18 leitos de UTI, e dos 45 leitos clínicos disponíveis, 40 estão ocupados, somando 89% de ocupação.

No dia 25 de fevereiro deste ano, a prefeitura municipal anunciou que o número de leitos de UTI na unidade passaria de 18 para 23. Naquele período, o hospital contava também com 35 leitos clínicos. Mas, passados mais de 60 dias do anúncio, o número de leitos de UTI no local continua igual, mesmo diante do aumento no número de pedidos de internação.

Segundo a vereadora Lu de Ronny, a comissão esteve no Hospital de Campanha para cobrar um esclarecimento e foi informada pelo diretor Francisco Mota que a ampliação dos leitos de UTI não ocorreu devido a uma questão administrativa.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O doutor Francisco Mota, muito acolhedor, informou algumas situações e um dos pontos abordados foi a respeito de alguns leitos que não foram abertos por uma questão interna, administrativa. Nessa situação, a gente ficou no aguardo do posicionamento do secretário, pois com certeza o prefeito de Feira, enquanto gestor e médico, não estava informado dessa situação e foi informado nesse dia. A gente está em busca de informações a respeito disso, porque eu, como enfermeira, me preocupo muito. A covid ainda se encontra instalada e, como representante do povo, tenho que buscar informações, não só para ajudar a população, mas também o governo”, declarou Lu de Ronny.

Ela acredita que diante do número de casos e mortes, não só Feira, mas toda a Bahia necessita da ampliação de leitos, porém mais cinco já ajudaria a desafogar a unidade.

“A gente está passando uma situação atípica e precisa de união. Infelizmente, diante dessa nova cepa, quanto mais leitos melhor. Mas, cinco leitos vão ajudar bastante, e a classe médica e de enfermagem agradecem por isso. Quando a gente percebe que existem pessoas precisando de um leito de UTI e a gente fica naquela impossibilidade porque não tem vaga, falando como enfermeira, a gente se sente impotente”, afirmou.

Ainda conforme a vereadora, o diretor do Hospital informou que precisa do apoio do secretário de saúde, porque ele, enquanto diretor, não teria autonomia de liberar os leitos.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade