Saúde

Covid-19: Feira conta com 8 ultracongeladores para armazenar as vacinas da Pfizer

As vacinas da Pfizer estão programadas para serem enviadas pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (3).

03/05/2021 às 16h36, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Além das vacinas das fabricantes CoronaVac e Oxford/AstraZeneca, Feira de Santana vai ampliar a campanha de imunização com a chegada da vacina da Pfizer. O município é uma das cidades polo que possui ultracongeladores com capacidade para armazenar as doses da vacina que serão distribuídas pelo Ministério da Saúde a partir desta segunda-feira (3).

Cinco destes equipamentos estão localizados no Núcleo Regional de Saúde (NRS), local onde as vacinas enviadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ficam armazenadas até serem distribuídas para os municípios.

De acordo com o secretário de Saúde de Feira de Santana, Marcelo Britto, mais três ultracongeladores estão localizados na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), onde são utilizados para pesquisas da instituição.

"São três equipamentos, que estão localizados na Uefs e eles deixaram um à disposição da secretaria de Saúde. São equipamentos sofisticados com instalações especiais e, por conta do consumo de energia, é preciso ter cabos especiais. Não havia chances de retirar de lá e transferir para a secretaria. Teríamos que reestruturar a instalação elétrica da sede, então preferimos deixar lá, já está instalada e tem a segurança da própria Uefs. Esses equipamentos já são utilizados pela própria Uefs em pesquisas com DNA e precisam guardar essas amostras com baixa temperatura", explicou.

Ainda não há destinação do público prioritário que vai receber a vacina da Pfizer. Segundo o secretário, assim que isso for definido, será discutido se a vacinação ocorrerá na própria Uefs.

"O primeiro passo é receber a vacina e o segundo passo é verificar qual o público dessa vacina. A depender do público, a gente cria essa campanha da vacinação na própria Uefs ou em alguma unidade especial. Isso tudo em razão do deslocamento dessas doses, e para que se tenha uma ideia, esse freezer funciona a – 80º C. Caso a pessoa toque, a queimadura é imediata, podendo queimar mais do que o fogo", concluiu.

Ainda não há previsão da chegada da vacina da Pfizer no município de Feira de Santana.

Com informações da produtora Maylla Nunes do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade