Feira de Santana

Moradores da Rua Nova relatam transtornos que passaram ao terem suas casas alagadas

Eles alegam que uma boca de lobo que foi fechada agravou o problema.

21/04/2021 às 15h33, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Assim como em diversos lugares, moradores da Rua Montes Claros, no bairro Rua Nova, tiveram suas residências alagadas durante a forte chuva que atingiu Feira de Santana ontem (20). Eles reclamam dos prejuízos e acreditam que uma boca de lobo, que teve as laterais fechadas com cimento antes da chuva, agravou o problema causando todo esse transtorno.

A moradora Márcia dos Santos disse ao Acorda Cidade que o problema é antigo, mas que nunca teve a residência invadida pela água como ontem. A água chegou até perto da cintura, e todos ficaram ilhados dentro da própria casa. Ela perdeu móveis e afirma que um serviço na boca de lobo realizado com o intuito de ajudar, acabou provocando o inverso.

“Minhas coisas estão todas destruídas por conta deste problema que ocorre há mais de 30 anos. A gente chama os políticos, eles vêm aqui na rua, falam que vai resolver e não resolvem. Em frente a minha casa, há duas bocas de lobo, que quando chove forte a água desce por elas. Tem uma boca de lobo que é uma boca central e se tampar, acaba com tudo. O vereador Correia Zezito esteve aqui e falou que ia [pedir para] consertar, mas acabou piorando a situação. [Fecharam] mais o buraco e com a chuva que veio, o buraco não suportou e invadiu a casa de todo mundo. Casas que nunca foram invadidas antes, foram invadidas ontem. Então, eu peço ajuda. E o vereador vai ter me indenizar pelo que eu perdi. Eu vou entrar com ação contra o vereador, porque ele que trocou. Eu trabalho e chego de noite e o povo da rua deixou ele colocar aquela grade ali. Eu ontem saí com água batendo na minha cintura e fui atrás dele para mostrar a situação. Ele mora aqui no bairro”, relatou a moradora em entrevista ao Acorda Cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Márcia disse que na hora da forte chuva estava em casa e por isso conseguiu evitar que o problema ficasse ainda pior.

“Minha mesa de jantar está toda destruída. Meu sofá está todo molhado, eu tenho vídeo das crianças em cima do sofá porque foi o único lugar que pude deixar as crianças na casa toda alagada. Tenho uma idosa tossindo, que é a minha mãe, e ela estava ontem na água, porque não tinha onde colocar minha mãe. Essa situação acontece anualmente e é constrangedor. Se a gente não estivesse em casa ontem, se estivéssemos no trabalho ainda, eu nem sei como estaria tudo aqui”, disse.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade
 

A moradora Aline de Lima Silva relatou que perdeu todos os móveis da casa e até os alimentos que estavam no armário. Ela disse que tem problemas todos os anos, quando a chuva vem muito forte.

“Eu tive vários prejuízos. Além dos móveis, meus três filhos ficaram praticamente debaixo d' água, com meus móveis desabando. A casa sem ter nem acesso porque até no vaso sanitário a água vazava. Alimentos eu perdi, não é primeira vez que perco minhas coisas. Estou com três crianças em casa, desempregada e eu perdendo tudo dentro da minha casa. Minhas panelas, guarda roupa, cama, sofá… tudo molhado. Muitos e muitos anos isso vem acontecendo, cada vez pior e desta vez foi a pior de todas porque fechou mais a boca de lobo e a água entrou de tal maneira que ficamos com água até os joelhos, dentro de casa. E as crianças todas desesperadas dentro de casa. Minha geladeira, entrou água, meu fogão, meu armário… tudo destruído dentro de casa", lamentou.

Pedido de limpeza e manuntenção na rede pluvial

Foto: Assessoria 

Procurada pelo Acorda Cidade, a assessoria de imprensa do vereador citado na reportagem informou que que em março, o vereador Correia Zezito solicitou da Prefeitura de Feira de Santana a limpeza e manutenção da rede de drenagem pluvial no bairro Rua Nova, justamente com o objetivo de evitar alagamentos nos períodos de chuvas. O serviço foi iniciado e concentrado nas localidades mais vulneráveis aos alagamentos. Foi realizada a limpeza, desobstrução e manutenção das bocas de lobo.

 Márcia mostra a situação da casa onde mora | Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Aline perdeu vários móveis | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade