Covid-19

Vacinas que não forem utilizadas como segunda dose pela população serão aplicadas em pessoas que ainda não foram imunizadas

As aplicações estão acontecendo nas Unidades de Saúde que ainda possuem os imunizantes.

08/04/2021 às 10h54, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

O estoque de vacinas contra a Covid-19 utilizada para aplicação da primeira dose em idodos do município de Feira de Santana, esgotou na tarde de ontem (7). Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário de Saúde, Marcelo Britto, informou que as aplicações estão acontecendo nas Unidades de Saúde que ainda possuem os imunizantes.

"Todas as nossas doses no dia de ontem já se esgotaram, e hoje amanhecemos apenas com algumas unidades que ainda possuem resíduos em seus estoques para a primeira dose. Mas informo que para a segunda dose, esse risco não corre porque os imunizantes estão reservados, porém estamos enfrentando uma certa dificuldade da população retornar para receber a dose de reforço. Quem tomou a primeira e ainda não voltou, informo que ainda não estão imunizados, é preciso fazer essa segunda aplicação, caso tenha perdido o prazo, compareça na Unidade de Saúde e realize um novo agendamento, pois dessa forma, não terá o efeito necessário da vacina e apelamos à população para completarem esse ciclo", informou.

De acordo com o secretário, não há possibilidade do município reservar as doses por muito tempo, pois os imunizantes possuem prazo de validade. Caso as pessoas não compareçam para aplicação da segunda dose, essa vacina será redirecionada para outra pessoa que esteja precisando tomar a primeira dose.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"As pessoas devem tentar cumprir o agendamento e é o que sempre estamos alertando. Se esta pessoa se passa alguns dias, não há nenhum risco, mas também não podemos ficar guardando essas vacinas por muito tempo, se esta pessoa não quer tomar a segunda dose, comunique na Unidade de Saúde, para que esse imunizante seja utilizado em outra pessoa. Até o momento temos cerca de 7 mil doses reservadas para estas pessoas que já tomaram a primeira dose, enquanto que nosso estoque da primeira dose já encerrou, por isso conclamamos à população que compareça nas Unidades de Saúde e completem a vacina com a segunda dose", disse ao Acorda Cidade.

Leitos de UTI no Hospital de Campanha

Há uma previsão de inclusão de mais cinco novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Campanha de Feira de Santana. De acordo com o secretário de Saúde, não se trata apenas de uma assinatura de ofício, conforme foi anunciado pelo vereador Ivamberg Lima (PT), e sim de outros fatores que impossibilitam à agilidade da abertura dos novos leitos.

"Não se trata apenas de um ofício. Seria até estranho, este secretário [Marcelo Britto] através de uma simples assinatura salvar vidas, existem questões legais e inclusive que precisam ser superadas com relação a este debate. Já deixei muito claro que este secretário não participará desses tipos de debate, pois é um secretário de origem técnica e manterá a secretaria dentro desse regime técnico e debate político não me pertence", declarou.

Para Marcelo Britto, é necessário acelerar todos os processos ao máximo possível, mas que seja dentro de todas as legalidades.

"Eu acho que devemos acelerar o máximo possível dentro de todas as legalidades, mas fora dela, eu não posso fazer nada sob pena, podendo responder pessoalmente pelos atos dentro das legalidades e nós iremos fazer tudo que for possível. Nossa estrutura já está disponível, mas existem impasses do ponto de vista jurídico, então precisamos superar esses entraves. Infelizmente as pessoas acham que apenas em um estalar de dedo, tudo se contrata, mas não é assim que funciona, existem regulamentos técnicos e jurídicos que são obrigatoriamente cumpridos pela administração pública e a falta de observação desses regramentos, significa a responsabilização pessoal e criminal do secretário e do prefeito da cidade, portanto, as coisas não são feitas desta forma", concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade