Câncer de colo do útero

Março lilás: CMPC inicia campanha de prevenção ao câncer de colo do útero nesta segunda (8)

As pacientes que desejam participar da campanha podem agendar o atendimento através do telefone 3602-7340 ou por e-mail, através do endereço [email protected]

07/03/2021 às 15h03, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) dará início na próxima segunda-feira (8) à campanha Março Lilás no município, mês de prevenção e tratamento precoce do câncer de colo de útero.

De acordo com a coordenadora do centro, Kenia Lasse, será ofertado no local o exame de prevenção à doença, que é o Papanicolau. Ela informou que para evitar aglomerações, as pacientes que desejam participar da campanha podem agendar o atendimento através do telefone 3602-7340 ou por e-mail, através do endereço [email protected].

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Estamos vivendo dias difíceis com essa pandemia e não precisa as pessoas virem até a unidade para fazer essas marcações por conta da aglomeração. A gente quer atender cerca de 15 pessoas por dia, por conta do momento, pois temos outros agendamentos feitos pela Secretaria de Saúde de pacientes dos postos nos bairros, e não podemos fazer aglomeração nesse momento que a gente está vivendo”, destacou.

A enfermeira Maria Carolina Reis, que atua no CMPC, explicou que o Papanicolau é o exame inicial para detecção das lesões pré-cancerígenas, pois o câncer de colo de útero leva de cinco a dez anos pra se desenvolver.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Então o exame sendo feito anualmente, a gente faz uma detecção precoce e tratamento para que essa mulher não evolua para o câncer de colo de útero. As mulheres que são tratadas com essas lesões de alto ou baixo grau de forma precoce, a gente consegue não desenvolver o câncer. É importante a gente falar que a prevenção primária é a vacina. Primeiro as adolescentes devem fazer uso da vacina, e associado a isso, de 25 a 64 anos é a faixa etária ideal para a mulher realizar o preventivo anualmente”, orientou a enfermeira.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade