Feira de Santana

Coletivo Culturasss realiza Festival de Artes para Mulheres de Feira de Santana

A iniciativa promove apresentações artísticas, rodas de conversa, exposição de artes visuais e oficinas. Tudo gratuito e online voltado para mulheres, especialmente aquelas em vulnerabilidade social e/ou com marcadores identitários.

02/03/2021 às 09h42, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade 

“É uma cidade com muitas mulheres potentes nas mais diversas áreas. O que destacamos no Festival é um recorte mínimo do que ainda há para ser visibilizado”, explica Lorena Porto, artista e diretora de produção do MUSA – Festival de Artes Integradas de Feira de Santana, que estreia na próxima terça-feira (2), a partir das 20h, uma programação por todo o mês de março. A noite de abertura do Festival acontece no YouTube do Culturasss, coletivo que atua na criação e gestão de projetos da economia criativa.

A iniciativa promove apresentações artísticas, rodas de conversa, exposição de artes visuais e oficinas. Tudo gratuito e online voltado para mulheres, especialmente aquelas em vulnerabilidade social e/ou com marcadores identitários.

A noite de estreia conta com a participação de mulheres artistas atuantes em Feira de Santana na música, dança, poesia e teatro. As atrizes Júlia Lorrana e Lorena Porto apresentam perfomances de Antônia Lyara, Babalé, Carmem Silva, Dayane Sampaio, Denise Fersan, Ila Nunes, Isis Dandara, Juliana Oliveira, Larissa Rodrigues, Luciana Oliveira, Mariana Paim, Milena Melo, Nívia Maria Vasconcelos, Nina Maria e Márcia Porto.

O projeto “MUSA – Festival de Artes Integradas para Mulheres de Feira de Santana” tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

2.MAR, às 20h
Estreia do Festival com performances artísticas nas áreas da música, dança, poesia e teatro.

03.MAR, às 19h
Roda de Conversa "A Voz Feminina nas Poéticas da Oralidade". Mediação da professora doutora Luciene Souza (UEFS) e participação de Andréa Betânia (BA) com seus estudos sobre a cantoria; Linete Matias (AL) com a arte de contar histórias; e Nanda Lerturiondo (BA) com a sua poesia moderna. Esse encontro pretende revelar, por meio das poéticas orais, o muito que há dessas musas antigas em nós, mulheres dos dias de então.

08.MAR, às 19h
Roda de conversa para lançamento da exposição de artes visuais do MUSA Festival com as artistas Ana Reis (fotografia), Cida Porto (pintura), Joy Freitas (fotografia) e Simone Raslam (pintura).

10, 11 e 12.MAR, das 19h às 21h
Oficina "Soltando a voz: iniciação a arte de cantar" conduzida pelo professor e psicólogo Moysés Azevedo (Feira de Santana/BA). As inscritas terão a possibilidade de compreender e aplicar conhecimentos iniciais da área de técnica vocal, desenvolvendo o interesse pela área e pelo fazer artístico. Serão trabalhados pontos fundamentais para cantar. São 30 vagas para mulheres acima de 16 anos que desejam ter contato com a técnica vocal.

Clique aqui para se inscrever gratuitamente.

17, 18 e 19.MAR, das 19h às 21h
Oficina "Elaboração de Projeto Cultural na Prática" e mentoria gratuita conduzida pela artista, produtora e gestora cultural Lorena Porto (Feira de Santana/BA). As inscritas vão conhecer os tipos de projetos e aprender a organizar suas próprias ideias em projetos elaborados com as condições necessárias para realizar uma produção bem sucedida. terão uma vivência com planejamento estratégico e acesso à mentoria gratuita e individualizada. São 15 vagas para mulheres acima de 18 anos que desejam ter contato com a técnica vocal.

Clique aqui para se inscrever gratuitamente. 

24 25 e 26.MAR, das 19h às 21h
Oficina "Em Cantos e Contos" conduzida pela professora, musicista e contadora de histórias Denise Fersan (Feira de Santana/BA). Essa oficina vai fazer uma costura entre as memórias das mulheres por meio dos contos de tradição oral e possibilitar a percepção da voz cantada e falada com a prática do canto coletivo. São 10 vagas para mulheres a partir dos 25 anos (preferencialmente mães) interessadas nas vivências com a técnica vocal e a contação de histórias.

Clique aqui para se inscrever gratuitamente. 

31.MAR, 1 e 2.ABR, das 19h às 21h
Oficina "Iná Ikanú (fogo e fúria) com técnicas de interpretação teatral e dramaturgia" conduzida pelo dramaturgo, ator e diretor convidado Fernando Santana (Salvador/BA). Essa oficina conta com exercícios de improvisação, expressão corporal e dramaturgia, além de preparação vocal e princípios da Mímica Corporal Dramática. Cada participante terá um curto texto teatral produzido por si mesma, fruto das atividades propostas e orientadas. São 18 vagas para atrizes, estudantes de arte (profissionais ou não) interessadas em atuação e dramaturgia com alguma experiência em atuação teatral, a partir dos 16 anos.

Clique aqui para se inscrever gratuitamente. 

Mais informações, acesse https://www.musafestival.com.br/ ou entre em contato pelo WhatsApp da produção pelo número 75992641507.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade