Feira de Santana

3ª edição da Mostra da Diversidade Cultural de Feira de Santana começa dia 8

A 3ª edição acontece de forma online e com uma semana de programação.

01/03/2021 às 08h07, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A 3º edição da “Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular” de Feira de Santana ocorrerá entre os dias 08 e 13 de março, sempre a partir das 19h, no canal oficial da Ong Favela É Isso Aí, no Youtube. Será uma semana de atividades culturais, com cerca de 40 apresentações online de projetos contemplados no Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local de Feira de Santana, em 2020.

Música, dança, teatro e exibição de documentários são algumas das atividades que fazem parte da programação. Tonho Dionorina, Quixabeira da Matinha, Circo Charmosinho e o Grupo Africania são alguns dos artistas que foram contemplados pelo Prêmio e estarão na Mostra, ao lado de muitos artistas e agentes culturais atuantes em Feira de Santana. Acompanhe a programação completa nas redes sociais no Instagram ou no Facebook do projeto @premioculturafsa.

A Mostra deste ano ganhou um novo formado em função da pandemia do Coronavírus, passando a ser apresentada virtualmente e amplia a sua visibilidade através do YouTube e site do projeto, dando oportunidade a pessoas do mundo inteiro conhecerem um pouco da produção cultural de Feira de Santana. “O isolamento social nos levou a pensar novos formatos para o registro e difusão do patrimônio imaterial e da diversidade cultural de Feira de Santana. Assim, se a Mostra perdeu pela ausência dos eventos presenciais, por outro lado os artistas ganharam em visibilidade e divulgação de seus trabalhos para além das fronteiras da cidade e mesmo do status quo, destacou César Maurício, um dos coordenadores do projeto.

“Com este projeto, mantemos a missão da nossa organização, que há 18 anos vem trabalhando para a valorização da cultura popular, dando apoio e visibilidade para artistas e grupos das comunidades, com menor acesso ao mercado cultural”, completou.

Em uma primeira etapa, os projetos premiados divulgaram o resultado de suas ações através do canal do YouTube do Favela é Isso Aí e/ou através do site www.favelaeissoai.com.br. Foram realizadas também publicações de livros, revistas ou catálogos virtuais.

Até o início de fevereiro de 2021 haviam sido lançados 65 vídeos, seis livros digitais e dois sites sobre o patrimônio e a cultura feirense, tudo com os recursos do Prêmio.

A segunda etapa, que estava programada para acontecer de forma presencial, também acontecerá de modo virtual, em função das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Assim, será realizado um espetáculo coletivo, com todos os grupos premiados, com uma semana de atividades.

Para Tamylla Rosa, responsável pela comunicação da Belgo Bekaert Feira de Santana, a realização da Mostra no formado virtual trouxe novos desafios tanto para os artistas quanto para os produtores e agentes culturais.

“A Belgo Bekaert, sensível a este momento de pandemia, cuidou de adaptar prontamente as atividades do programa Belgo Bekaert Forma e Transforma, que eram realizadas de forma presencial, para o formato online e assim abraçar artistas, agentes e produtores culturais feirenses”, explicitou Tamylla.

Ao todo, 46 projetos foram beneficiados com o edital de 2020, dos quais seis foram premiados de forma especial, na categoria pesquisa/publicação desse mesmo edital. Os demais projetos foram premiados na modalidade Bolsa Incentivo e formam a programação que conclui as ações finais do edital através da “Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular”.

A Mostra faz parte do programa Belgo Bekaert Forma e Transforma que busca promover ações de pesquisa, registro e difusão do patrimônio imaterial em Feira de Santana, desde 2016, sendo realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura pela Ong Favela é Isso Aí, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal, Pátria Amada Brasil.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade