Feira de Santana

Associação dos Artesãos de Feira de Santana inicia as ações de projeto aprovado pelo IPAC

O projeto foi selecionado em edital que prevê ações de Salvaguarda para o patrimônio cultural imaterial registrado e/ou em processo de patrimonialização pelo IPAC, com recurso oriundo da lei Aldir Blanc

26/01/2021 às 14h17, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Associação dos Artesãos de Feira de Santana (AAFS) dá início às primeiras atividades do projeto “Saberes e fazeres dos artesãos do Centro de Abastecimento de Feira de Santana”, que prevê oficinas de artesanato em formato virtual, produção de um vídeo documentário sobre a história dos artesãos do Centro de Abastecimento de Feira de Santana e a criação de um site com e-commerce para comercialização dos produtos artesanais dos associados da AAFS. O projeto será concluído no próximo mês de abril.

Fundada em 13 de dezembro de 1987 e com uma história iniciada na década de 70, a AAFS, junto aos artesãos de diferentes gerações, atualmente, busca proteção às suas práticas, aos seus saberes e fazeres que vem sendo ameaçados por diferentes contextos políticos e socioeconômicos e também foi impactada pela pandemia da COVID-19. Para a presidente da Associação, Lícia Maria Jorge, esse projeto visa destacar a importância cultural dos artesãos feirenses e servirá como uma espécie de denúncia para a atual situação destes profissionais.

“Esse projeto vai mostrar que nós existimos sim, desde a antiga Feira da Getúlio Vargas, passando pelo Centro de Abastecimento, pelo projeto Cabana, e hoje estamos aqui neste Galpão Provisório da rua Olímpio Vital, um espaço que não atende às nossas atuais necessidades”, declarou Lícia Maria Jorge, presidente da AAFS desde a sua fundação e artesã que herdou dos seus pais a habilidade de trabalhar com couro e sisal.

Dona Zélia Pereira de Oliveira é uma das artesãs que mais sofreu com as mudanças. Atualmente, não possui local para expor os seus artesanatos e enxerga nesse projeto uma esperança para que os seus produtos possam ser vistos também através da internet. “Estou sem box desde 2017”, declarou a artesã que comprova sua atividade desde 1967.

O projeto “Saberes e fazeres dos artesãos do Centro de Abastecimento de Feira de Santana” possui o apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), via lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Para obter informações e saber mais sobre o projeto, nos acompanhe nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/associacaodeartesaosfsa/
Facebook: https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Artes%C3%A3os-de-Feira-de-Santana-103721371706659

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade