Enem 2020

Medidas de segurança são mantidas para realização do segundo dia de provas do Enem

Para este segundo dia, todos os protocolos de segurança contra a covid-19 orientados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que foram seguidos no primeiro dia, devem permanecer.

23/01/2021 às 06h57, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

No próximo domingo (24), os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) irão realizar a segunda etapa das provas com questões de matemática e ciências da natureza. Para este segundo dia, todos os protocolos de segurança contra a covid-19 orientados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que foram seguidos no primeiro dia, devem permanecer.

Em reportagem ao Acorda Cidade, o diretor do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Edvan Pedreira, explicou que o primeiro dia de provas do Enem foi realizado sem nenhum tipo de ocorrência e afirmou que a unidade escolar já está preparada para o próximo domingo (24).

"Aqui no colégio já está tudo preparado dentro das normas de segurança exigidas pelo Inep e pelo Ministério da Educação para aplicação da segunda etapa. As provas do primeiro dia aconteceram de forma tranquila, embora o índice de comparecimento tenha sido bastante baixo em relação aos exames anteriores e com uma abstenção muito alta", disse.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Como forma de evitar aglomeração nas portas das escolas, o Inep decidiu adiantar a abertura dos portões para às 11h15. De acordo com o diretor, essa mudança no horário dos portões possibilitou que os candidatos entrassem nos colégios sem muita pressa.

"A mudança dos horários aconteceu no primeiro dia, vai permanecer e ocorreu de forma tranquila. Os candidatos entraram nas salas sem muita agonia, portando máscara, álcool em gel, mas os aplicadores do exame também tinham para higienizar as mãos dos candidatos todas as vezes que adentrassem nas salas, ou todas as vezes que retornassem dos banheiros", explicou.

Pode lanchar durante a prova?

Edvan Pedreira explicou que os candidatos podem remover a máscara para fazer o consumo dos lanches e de água, mas deverão colocar de imediato, evitando o risco de contaminação.

"O candidato pode levar o lanche, pode levar a água, mas ele não possui um intervalo para fazer o consumo. Quando esse candidato for fazer o consumo seja da água ou do lanche, pode retirar a máscara e logo depois repor sem problema algum", destacou.

Quem não foi no primeiro dia de prova, pode comparecer no segundo dia?

De acordo com o diretor do Colégio Modelo, não há impedimentos para este tipo de ocasião, mas acredita que a mesma quantidade de candidatos que compareceram no primeiro dia, devem comparecer no domingo, dia (24).

"O candidato que não veio na semana passada, poderá comparecer neste domingo para fazer a segunda etapa do exame, mas ele só terá a pontuação apenas das provas de Matemática e Ciências da Natureza. Eu acredito que os candidatos que fizeram a primeira etapa do exame, irão retornar para dar continuidade, o processo de abstenção foi muito grande em todo o país com mais de 50% e aqui em Feira de Santana não foi diferente", afirmou.

Dos 256 candidatos que estavam selecionados para realizar as provas do Enem no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, apenas 138 compareceram, segundo o diretor.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade