Feira de Santana

40 servidores do Hospital de Campanha em Feira já foram vacinados contra a covid

A vacinação começou por volta das 13 horas na unidade. No total, 340 servidores do hospital devem ser vacinados até sexta-feira (22).

19/01/2021 às 15h42, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Cerca de 40 trabalhadores da saúde foram vacinados hoje (19) no Hospital de Campanha de Feira de Santana, cujos leitos clínicos e de UTI são destinados exclusivamente para o tratamento de pacientes infectados pela Covid-19 no município. A vacinação começou por volta das 13 horas na unidade. No total, 340 servidores do hospital devem ser vacinados até sexta-feira (22).

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

De acordo com o diretor médico do Hospital de Campanha, Francisco Mota, o objetivo foi vacinar primeiro os que estão diretamente ligados ao enfrentamento do coronavírus. Ele destacou que somente com a aplicação da vacina haverá o fim da pandemia. “Quando tivermos imunidade de rebanho no país, aí sim poderemos nos tranquilizar. A vacina mostrou que reduz doenças graves e internamentos hospitalares”, afirmou.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

A coordenadora de enfermagem do Hospital de Campanha, Francinete Lobo, foi a primeira profissional da unidade a ser vacinada. Ela falou sobre a sensação de ter participado da primeira fase da campanha. “É um sentimento de gratidão pela prefeitura de Feira de Santana e a Secretaria de Saúde, que se empenharam para que essa vacina chegasse ao Hospital de Campanha e a gente fosse imunizado.”

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

 

Ela chamou a atenção ainda para o fato de que muitas pessoas duvidam da eficácia do imunizante e, portanto, não pretendem se vacinar. “A minha recomendação é que se vacinem, porque a gente não tem cem anos de pesquisas em vacinas, para estar dando à população agora uma vacina que não servisse. Essa é a única forma, depois do uso da máscara, de nos mantermos saudáveis. É preciso vacinar, a população precisa dessa vacina pra que todos possam voltar a ter uma vida normal.”

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

A enfermeira referência do programa de imunização da secretaria municipal de saúde, Simones Neves, explicou que serão quatro etapas da vacinação, mas nesse momento somente aqueles que trabalham em emergências e UTIs e idosos institucionalizados receberão a primeira dose da Coronavac.

“Nesse primeiro momento, todos os envolvidos nesses setores serão contemplados. Os idosos que moram em asilos como o Lar do Irmão Velho e o Dispensário Santana já foram cadastrados e a equipe vai se dirigir a esses locais para fazer a vacinação. Como o Hospital Clériston Andrade e o Hospital da Criança fazem parte do município de Feira, apesar de serem estaduais, fazem parte do controle e distribuição da vacina e já iniciaram a vacinação lá. O restante das doses vamos distribuir no decorrer dos próximos dias pra que a gente faça uma campanha com tranquilidade”, disse.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade