Decoração

Parede de drywall: saiba quando e onde utilizar essa tecnologia

Seja pelo custo ou pela praticidade, o uso do drywall tem se tornado cada vez mais popular entre os lares brasileiros

17/01/2021 às 09h51, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O drywall é um material que vem sendo cada vez mais explorado na construção civil brasileira. No entanto, alguns mitos e o desconhecimento de certos profissionais ainda é uma barreira para que a construção possa usar o drywall adequadamente.

Como o próprio nome sugere, o drywall é um sistema de construção a seco, pois tenta reduzir o consumo de água para a produção do material. Por ser industrializado, ele já chega pronto na obra, o que também torna a reforma ou construção mais limpa, não precisando de argamassa ou outros produtos.

A placa ou chapa de drywall é composta por um núcleo de gesso natural com aditivos, sendo revestida por duas lâminas de cartão duplex. Desta forma, o gesso consegue ter mais resistência à compressão e o cartão é mais resistente à tração, fazendo com que o material adquira uma densidade apropriada para estar em diferentes ambientes.

Hoje em dia, é possível utilizar o drywall na construção de paredes e forros, com o diferencial de usar perfis estruturados de aço galvanizado, com a utilização de parafusos para fixação.

Saiba onde e quando usar o drywall

O drywall costuma ser uma solução mais econômica, porque é feito com produtos mais baratos e já vem pronto, evitando o gasto com outros componentes.

Ainda existe a ideia de que esse tipo de material não pode ser colocado em contato com a umidade. No entanto, essa ideia não condiz com a realidade do avanço na produção do drywall. Mesmo que ele continue não sendo indicado para as áreas externas, por não suportar as intempéries, o drywall já pode ser utilizado em cozinhas ou banheiros, pois é resistente a um pouco de umidade.

As placas podem receber até mesmo prateleiras e outros itens, desde que o peso não ultrapasse 60 kg/m².

Se a necessidade for de maior isolamento termoacústico, o drywall pode ser adaptado com o uso de lã de vidro ou lã de rocha, para conseguir maior conforto de temperatura e ruídos para o ambiente.

Para se certificar de que você terá mais economia e segurança ao optar pela utilização do drywall, é importante escolher profissionais que tenham a capacitação e as ferramentas para mexer nesse material. Ele exige parafusadeira ou esmerilhadeira apropriada, para que não cause dano ou enfraquecimento do revestimento.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade