Acorda Cidade - Dilton Coutinho

27 de Fevereiro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Agenda Cultural

Todas as notícias
Publicado em 14/01/2021 20h23.

Médico João Batista de Cerqueira lança nesta sexta-feira (15) 'Caridade, Política e Saúde', a história da 1ª Santa Casa do país

A pesquisa cumpre tese de doutorado do médico feirense, aprovada no Programa de Ensino, Filosofia e História das Ciências, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Médico João Batista de Cerqueira lança  nesta sexta-feira (15) 'Caridade, Política e Saúde', a história da 1ª Santa Casa do país
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Autor de dois livros sobre a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, o médico, professor da Uefs, ex-vereador e ex-secretário municipal de Saúde, João Batista de Cerqueira estará lançando nesta sexta-feira (15) mais uma obra do gênero. Desta feita, ele conta a origem e a evolução da única Santa Casa instituída pelo imperador Dom Pedro I, a do município de Cachoeira, no recôncavo da então província da Bahia, em 1826.

A pesquisa cumpre tese de doutorado do médico feirense, aprovada no Programa de Ensino, Filosofia e História das Ciências, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Sob o título "Caridade, Política e Saúde", o documentário será lançado às 19h na Igreja da Santa Casa de Cachoeira - Hospital São João de Deus, naquela cidade.

Mantenedora do Hospital São João de Deus, a entidade chegou a receber status semelhante ao das Santas Casas de Portugal, em 1831, por decreto do influente ministro da Justiça na Regência, Lino Coutinho. Formado em medicina na Universidade de Coimbra e primeiro diretor da Faculdade de Medicina da Bahia, ele foi um grande colaborador desse Estado.

Segundo o estudo realizado pelo doutor João Batista, a conquista obtida por Cachoeira, no Brasil Império, representa o início da rede assistencial em saúde e constitui até mesmo um marco para a implantação das Santas Casas no país.

"A pesquisa nos revela fatos históricos surpreendentes ocorridos ao longo do quase tricentenário (são passados 292 anos) do Hospital São João de Deus, bem como sobre o papel da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira como a primeira Irmandade no segmento de saúde no Brasil, instituída por ato do Imperador D. Pedro I, em um Brasil já independente de Portugal", diz o autor.

Estudantes, professores e pesquisadores estão convidados pelo Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, Luís Araújo, a assistir ao lançamento, nesta sexta, podendo acompanhar o evento, ao vivo, pela internet.

A transmissão em tempo real será feita pelos canais de TV, no Youtube, da Edufba (Editora da Universidade Federal da Bahia) acessando o link: https://youtu.be/K9dlGbTQlJA, e também pelo canal Youtube da Fundação Hansen Bahia, clicando no endereço https://youtube.com/channel/UCs_bB2yrq0Yb9Wi6zSy_AsA.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Cantora feirense Gabi Moraes lança clipe em parceria com Babado Novo
Música

Cantora feirense Gabi Moraes lança clipe em parceria com Babado Novo

A música "Boto Pra Mexer Bum Bum" é de composição da cantora e já está disponível em todas as plataform...

Após incêndio criminoso, banda 'Os clones do Brasil' e Zezé Jr. realizam live para compra de novos veículos
Agenda Cultural

Após incêndio criminoso, banda 'Os clones do Brasil' e Zezé Jr. realizam live para compra de novos veículos

A live 'O Recomeço' terá a participação de diversos artistas e bandas.

Investigadores de três universidades públicas lançam livro sobre a gestão da Educação na Bahia nesta quinta-feira (25)
Lieratura

Investigadores de três universidades públicas lançam livro sobre a gestão da Educação na Bahia nesta quinta-feira (25)

Os autores analisam temas como as relações étnico-raciais, Ideb e planos de educação tomando como pano de...

Vídeo

Moradores realizam manifestação contra a violência e pendem mais segurança para o bairro Lagoa do Subaé Veja mais Vídeos ›

Podcast

Diretor de empresa de ônibus contesta relatório apresentado por vereador e sugere que prefeitura ofereça subsídio para solucionar problemas
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram