TVE

TVE exibe filmes baianos produzidos na pandemia

Os filmes selecionados foram produzidos durante a pandemia do Covid-19 e trazem pontos de vista sobre este momento singular por que passa a humanidade. Os curtas serão exibidos terça-feira (12 e 19 de janeiro), sempre às 22h30.

12/01/2021 às 08h52, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Mostra Cine Éden estreia na TVE a partir desta terça-feira (12). Os filmes selecionados foram produzidos durante a pandemia do Covid-19 e trazem pontos de vista sobre este momento singular por que passa a humanidade. Os curtas serão exibidos terça-feira (12 e 19 de janeiro), sempre às 22h30.

‘Okírì’, curta que abre a mostra, é uma animação de desenhos que apresenta uma poética sobre a morte, a doença e a cura, para valorizar e fortalecer a cosmovisão de Povos Tradicionais de Terreiro num contexto de pandemia. Com direção de Pâmela Peregrino e realização da Universidade Federal do Sul da Bahia / Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o curta foi produzido durante a quarentena por estudantes, professores da universidade, membros da comunidade externa e integrantes do Terreiro Abassá da Deusa Òsùn de Idjemim.

Neste mesmo dia, logo em seguida, a emissora exibe o curta-metragem ficcional “Contos da Quarentena”, filmado com um i-Phone 7, a obra dirigida por Márcio “Momó” de Abreu, é um olhar experimental sobre os temas da descompensação psíquica, solidão e racismo, no contexto da atual pandemia de coronavírus.

A 3ª edição do Circuito Cine Éden teve como uma de suas premiações a exibição dos filmes selecionados na TVE. A mostra é uma produção da Voo Audiovisual, foi selecionada pelo Edital Setorial de Audiovisual de 2019, e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e da Secretaria de Cultura da Bahia e serão exibidas na TVE e poderão ser acompanhados pelo www.tve.ba.gov.br/tveoline.

Cine Eden

Pensado em 2014 para chamar atenção sobre a Memória do Cine Teatro Éden, de Ipiaú-BA, o evento capitaneou em 2017 a campanha #PorUmNovoCineÉden, e se tornou também um importante espaço que reúne realizadores, especialistas e entusiastas na defesa dos cinemas de rua. Com o tema central “Memória é futuro”, este ano o Circuito somou mais de 3800 acessos ao conteúdo produzido durante o evento.

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

instagram.com/tvebahia

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade