Cuidados

Natal na pandemia: é possível reunir a família de forma segura?

Todos os cuidados são necessários para evitar o contágio pelo coronavírus.

17/12/2020 às 08h25, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Neste ano, boa parte do mundo terá um natal diferente. Afinal, ainda estamos enfrentando a pandemia da Covid-19 e o isolamento social se faz necessário. A indicação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de não realizar reuniões familiares neste ano, mas sabemos que algumas pessoas vão abrir uma exceção e se encontrar.

Pensando nesses encontros, todos os cuidados são necessários para evitar o contágio pelo coronavírus. Por isso, preparamos uma lista com algumas dicas essenciais para você ficar mais seguro nas comemorações de fim de ano.


Pessoas que não moram na mesma casa

O ideal é não juntar famílias de núcleos diferentes, mas se mesmo assim não for possível é preciso ficar atento, especialmente no momento das refeições. Ao sentarmos na mesa, tiramos a máscara para comer e beber, e se houver consumo de bebidas alcoólicas, a tendência é relaxarmos um pouco mais nos cuidados.


Além disso, entre os principais cuidados estão:


Distanciamento físico de 1,5 metros a 2 metros

Uso de máscara a todo tempo

Se reunir em um local arejado

Reunir no máximo seis pessoas


E se alguém estiver com os sintomas da covid-19 ou suspeita o ideal é ela não comparecer na confraternização. 

Para famílias que já moram na mesma casa, a festa de Natal pode ser realizada segundo todos os cuidados de higienização já adotados desde o início da pandemia.


Preparo da comida

O mais indicado é encomendar a ceia em algum restaurante de confiança, mas se isso não for possível, o ideal é ter todo o cuidado na cozinha. Use máscara o tempo todo e mantenha os hábitos de higiene no ambiente.


Abaixe o som

Essa dica pode parecer estranha, mas com o som mais alto tendemos a falar mais alto soltando mais gotículas de saliva. Com isso, nossa máscara fica úmida mais depressa e precisa ser trocada com maior frequência.


Quarentena antes da festa de natal

Para os riscos de contaminação serem menores, o ideal seria todos os convidados fazerem isolamento completo 14 dias antes do encontro. Porém, sabemos que o período para os primeiros sintomas aparecerem pode ser de 2 a 14 dias e a pessoa pode ser assintomática.


Por conta disso, a orientação continua sendo usar máscara, fazer o distanciamento e sempre higienizar as mãos: você pode usar água e sabão, além do álcool em gel. Para crianças e principalmente bebês, você pode contar com a linha GY da Aya Tech, empresa brasileira que desenvolveu um sabonete antisséptico sem álcool à base de plantas que não agride a pele e é eficaz contra bactérias, vírus e fungos.


A troca de presentes

Talvez essa seja uma das partes mais esperadas da ceia de natal, a troca dos presentes. A dica para antes da festa é comprar os presentes pela internet, e se não for possível, tentar ir ao comércio em horários alternativos e ficar atento a todos os cuidados. 

Na hora de dar os presentes, apesar de não ser fácil, evite cumprimentos, como beijos a abraços – o distanciamento entre as pessoas é o jeito mais seguro para evitar o contágio com o coronavírus. 

Contudo, sabemos que as festas de fim de ano serão diferentes em 2020, mas com cuidado e proteção é possível ter um natal em família.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade