Veja como ajudar

Abandono de animais cresce em Feira: APA acolheu mais de 200 durante a pandemia

Cerca de duas toneladas de ração são utilizadas mensalmente pela APA. Veja como ajudar

09/12/2020 às 14h59, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Durante o cenário pandêmico da covid-19, muitos animais em Feira de Santana foram expostos a maus-tratos pelos próprios tutores e abandonados em principais vias da cidade. Cerca de 214 animais foram acolhidos pela Associação Protetora de Animais (APA), só neste ano.

De acordo com a presidente da entidade, Bianca Brito, os animais que são retirados das ruas, passam por um processo de protocolo para que seja acolhido na associação.

"A grande maioria desses animais estão doentes, são gatos, cachorros, filhotes bastante debilitados. Aqui em nossa sede temos uma estrutura que infelizmente não tem como receber todos os animais, trabalhamos com uma capacidade de lotação e temos uma fila de espera enorme para esses animais que se caracterizam como animais que devem ser acolhidos", afirmou.

Foto: Arquivo Pessoal

Todos os animais que são acolhidos pela APA, passam por uma avaliação veterinária. Segundo Bianca, cada cada animal tem um perfil diferente.

"Muitas vezes é uma gata parida, uma cadela parida, são filhotes, gatos e cachorros atropelados, animais já idosos com deficiência na visão, com tumores, então existe alguns critérios que avaliamos para acolher em nosso abrigo, porque realmente são muitos animais e não temos como resgatar todos. Nesse período que foram recolhidos 214 animais, foram 214 avaliações com o veterinário, temos uma parceria, mas de qualquer forma temos custos com todos os procedimentos", destacou.

Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com Bianca Brito, cerca de duas toneladas de ração são utilizadas mensalmente. Por conta da pandemia, o processo de adoção dos animais precisou passar por modificações.

"Nesse período não estamos realizando o processo presencialmente, mas estamos trabalhando de forma remota e fazemos as entrevistas com as pessoas que têm interesse em adotar um animal e se esta pessoa for aprovada na entrevista, ela pode vir fazer a adoção. A APA tem mais de 300 animais e todos vieram de situações vulneráveis com o abandono nas ruas", finalizou.

Foto: Arquivo Pessoal

Para ajudar a Associação de Proteção dos Animais, os interessados podem entrar em contato através do Instagram @apafeiradesantana.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade