Acorda Cidade - Dilton Coutinho

23 de Janeiro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Bahia

Todas as notícias
Publicado em 27/11/2020 07h26.

Bahia cria 16.437 postos de trabalho em outubro de 2020 e lidera o Nordeste

O resultado ficou acima do verificado no mesmo mês do ano anterior, quando 589 postos de trabalho foram fechados, sem as declarações fora do prazo.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Bahia cria 16.437 postos de trabalho em outubro de 2020 e lidera o Nordeste
Foto: Yago Matheus

Acorda Cidade

A Bahia gerou 16.437 postos de trabalho com carteira assinada em outubro de 2020, resultado que decorre da diferença entre 54.399 admissões e 37.962 desligamentos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, divulgados nesta quinta-feira (26) e sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

“Com este resultado, a Bahia ocupou a primeira posição em relação à geração de postos de trabalho dentre os estados nordestinos e a sexta dentre os estados brasileiros. Foi mantida a tendência positiva dos últimos três meses, ainda em um contexto sanitário mundial atípico, da pandemia do Covid-19”, ressaltou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

O resultado ficou acima do verificado no mesmo mês do ano anterior, quando 589 postos de trabalho foram fechados, sem as declarações fora do prazo. O registro positivo de outubro de 2020 se aproximou do total encontrado no mês imediatamente anterior, quando 16.923 postos celetistas foram gerados.

“Os destaques foram o Comércio, com 4.758 postos gerados, a Construção, com 3.007 postos, e a Indústria geral, com 2.740 postos. O desempenho evidencia uma boa recuperação da geração de empregos, com tendência à possível reversão das perdas deste ano”, destacou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.

Exceto o segmento de Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-47 postos) que contabilizou saldo negativo e os Serviços domésticos com saldo nulo, todos os outros setores geraram postos no mês de outubro de 2020. Completam a lista Informação, comunicação e outras atividades (+2.431 postos), Alojamento e alimentação (+1.729 postos), Transporte, armazenagem e correio (+1.402 postos), Outros serviços (+262 postos) e Administração pública (+155 postos).

No somatório de janeiro a outubro de 2020, os resultados foram negativos no estado (-16.950 postos), na região nordestina (-31.823 postos) e no país (-171.139 postos). Quanto ao saldo de emprego acumulado no ano de 2020 na Bahia, enfatiza-se o fechamento de postos de trabalho com carteira assinada na RMS (-18.936 postos) e criação de posições celetistas no interior (+1.986 postos).

Avaliando-se os dados referentes aos saldos de empregos distribuídos no estado, em outubro de 2020, constata-se ganho de emprego na RMS e no interior. De forma mais precisa, foram criados 7.731 postos de trabalho no décimo mês do ano na RMS, enquanto no interior foram geradas 8.706 posições celetistas. O boletim completo está disponível no site da SEI.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Estabelecimento comercial é atingido por incêndio no Pelourinho, em Salvador
Salvador

Estabelecimento comercial é atingido por incêndio no Pelourinho, em Salvador

Não houve feridos. Moradores da região debelaram as chamas, e bombeiros fizeram o rescaldo.

Incêndio atinge garagem de ônibus e destrói veículos em Salvador; não houve feridos
Salvador

Incêndio atinge garagem de ônibus e destrói veículos em Salvador; não houve feridos

Corpo de Bombeiros está no local. Garagem, que fica próxima à rodoviária da capital baiana, pertence a uma...

Utilizando apenas câmeras de celular, radialista produz filme sobre furto de ouro no interior da Bahia
Bahia

Utilizando apenas câmeras de celular, radialista produz filme sobre furto de ouro no interior da Bahia

A produção aconteceu nos municípios de Malhada e Iuiú, no mês de abril do ano passado. Para Mário Sérgi...

Vídeo

Operação conjunta da DTE e Cipe Litoral Norte resulta na apreensão de meia tonelada de cocaína Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram