Saúde

Pesquisadores da Uefs e da Univasf estudam impactos da covid-19 para gestantes e puérperas

As gestantes e mulheres nos primeiros 45 dias após o parto ainda podem participar da pesquisa, respondendo o questionário até as 23h59 do próximo sábado (31).

29/10/2020 às 07h57, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Os impactos psicossociais da pandemia de covid-19 na vida de gestantes e mulheres no pós-parto estão sendo estudados por pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

De acordo com a graduanda do curso de Psicologia da Uefs Thalita Gazar, o estudo considera a percepção destas mulheres a partir dos impactos psicossociais sentidos, neste momento e de seu acesso a serviços essenciais em saúde, pré-natal, consultas e calendários de vacinação, para além do que recomendam os protocolos de saúde atuais.

As gestantes e mulheres nos primeiros 45 dias após o parto (puérperas) ainda podem participar da pesquisa, respondendo o questionário até as 23h59 do próximo sábado (31).

Acesse AQUI. São questões simples e fáceis de serem compreendidas.

Ainda segundo Thalita, a pesquisa busca entender como a mulher neste contexto traça sua "trama de inteligibilidades sobre o fenômeno", bem como fortalecer a produção de conhecimento científico sobre aspectos da covid-19 fora dos grandes centros.

“Ela é fruto de uma parceria firmada entre as instituições de ensino superior (IES) Uefs em Feira de Santana – BA e Univasf campus Petrolina – PE, e todas essas IES se localizam em cidades-polo no interior nordestino. E por fim, a pesquisa “Percepções de gestantes e puérperas sobre os impactos da pandemia de covid-19 no seu ciclo gravídico-puerperal” importa por possibilitar diálogo com as políticas públicas atuais e compreensão do acesso a serviços e informações de qualidade para este público”, explica Thalita Gazar.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade