Educação

Professor do curso de medicina da Uefs declara que boa pontuação no Enade é resultado de muito compromisso

O curso ficou em 1º lugar entre as instituições da Bahia.

23/10/2020 às 11h23, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

O curso de medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), recebeu o conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2019 (Enade). O curso ficou em 1º lugar entre as instituições da Bahia.

Fundador do curso, o médico urologista, João Batista Cerqueira destacou que o compromisso e a dedicação dos professores e alunos são responsáveis por esse resultado. Ele afirmou que recebeu a notícia do resultado do Enade com muita alegria e humildade.

“Alegria, por constatarmos que em menos de duas décadas depois de implantado o curso estamos com os resultados que nos deixam satisfeitos e alegres com aquilo que fizemos até hoje. Humildade, porque temos que ter clareza que embora estejamos em um momento de alegria e de sucesso precisamos investir na qualidade dos profissionais que são formados para que eles atendam bem a coletividade. Parabéns ao curso de medicina, ao conjunto de cursos de Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), três dos quais da área de saúde, Farmácia, Enfermagem, além de Odontologia que foram destaques a nível de estado da Bahia. Farmácia ficou com o conceito 5 que é o conceito máximo. Medicina e os demais com o conceito 4 e Medicina ficou em 1ª lugar entre todas as instituições da Bahia”, contou.

João Batista estendeu os parabéns pela boa pontuação no exame aos gestores da universidade e todos os colegas que se comprometem para que o curso dê a resposta satisfatória que todos esperam. Ele relembrou que a implantação do curso de medicina na Uefs, foi fruto de muita luta, garra e trabalho.

“Começamos com uma salinha pequena, com móveis velhos da universidade e o que não faltou foi garra, foi boa vontade, compromisso dos colegas que estavam presentes e eu queria destacar o professor Antônio Sérgio e o professor Renato que formaram a comissão que eu tive a oportunidade de coordenar na implantação do curso. Nós tínhamos muita vontade, muito compromisso e isso fez com que nós fossemos desenvolvendo outros profissionais. Hoje nós temos cerca de 65 professores, 50% deles com doutorado. Isso resulta na qualidade de profissionais que estão se formando em Feira de Santana”, comemorou.

O médico explicou que o curso de medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana forma médicos generalistas (médicos clínicos) e algumas parcerias são fundamentais para o aprendizado dos alunos.

"Temos o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) o Hospital Estadual da Criança (HEC), o Hospital da Mulher que nos dão espaço para o internato. Também o Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) e a rede básica de saúde. Onde os estudantes fazem os estágios do internato e há um envolvimento geral da comunidade para que nós possamos ter bom resultado com a formação de excelentes profissionais. O médico é um cientista que tem que estar com a mão na massa. Não adianta está só com o livro, ele tem que estar atendendo a comunidade e é aí que nós interagimos, ajudando e aprendendo a prática médica”, concluiu.
 

Leia também:

Curso de Farmácia da Uefs tem nota máxima no Enade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade