Cultura

Sesc Bahia encerra mês das crianças com show infantil ao vivo

Grupo Canastra Real se apresenta no canal do Youtube da instituição.

23/10/2020 às 07h21, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

No domingo, 25 de outubro, às 11h o grupo Canastra Real se apresenta ao vivo no canal do YouTube /SescBahiaOficial, dentro do projeto Dominguinho em Casa. O espetáculo musical “Toada Crianceira: Cancioneiro Brincante da Infância” celebra o mês das crianças e encerra o ciclo de atividades promovidas pelo Sesc Bahia ao longo do mês, com foco nos pequenos e toda a família.Classificação livre.

Interessados no repertório de brincadeiras, brinquedos, cantigas e histórias da infância, o grupo Canastra Real tem como principais fontes os textos da tradição oral, a literatura e o cancioneiro popular. A “Toada Crianceira” em particular se constituiu a partir do repertório de canções tradicionais na forma de acalantos, brincos, lenga-lengas, parlendas, trava-línguas, tangolomangos e quadras populares. Além de um espetáculo musical, trata-se de uma carta-convite para a vivência compartilhada do repertório, que certamente, diz respeito às crianças, mas também aos adultos que as estiverem acompanhando. 

À frente do grupo estão os músicos e pesquisadores José Rêgo (Pinduka) e Luciene Souza, que tem o intuito de tecer uma sociabilidade infantil mais lúdica, evidenciando que o ser criança é algo natural, cultural, algo que se pode aprender e ensinar. A dupla chama atenção para a importância das práticas brincantes, não apenas pelo prazer e alegria, mas como experiência de aprendizagem. Entre uma cantiga e outra, eles recordam velhas brincadeiras da tradição oral (contos, cantos, poética), apresentando aos pequenos um universo lúdico e colorido.

 

Serviço:

Dominguinho em Casa

O quê: Live Canastra Real – “Toada Crianceira: Cancioneiro Brincante da Infância”

Quando: 25 de outubro às 11h

Onde: Canal do YouTube /SescBahiaOficial

Ficha técnica

Voz / violão: José Carlos Rêgo (Pinduka)

Voz: Luciene Souza

Flauta: Berta Pitanga Percussão: Josi Freitas

Produção, figurino: Nanda Leturiondo
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade