Coronavírus

1 em cada 4 adultos da cidade de SP já tem anticorpos da Covid, indica estudo

Percentual equivale a cerca de 2,2 milhões de pessoas com mais de 18 anos que vivem na capital paulista. Estudo está na quarta fase e foi feito por Grupo Fleury, Instituto Semeia, IBOPE Inteligência e Todos pela Saúde.

22/10/2020 às 16h35, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

26,2% dos moradores da cidade de São Paulo já tiveram contato com o novo coronavírus. O percentual equivale a cerca de 2,2 milhões de pessoas com mais de 18 anos. Desses, 700 mil teriam adquirido anticorpos no período de agosto a outubro.

Os dados fazem parte da quarta etapa de um estudo realizado por Grupo Fleury, Instituto Semeia, IBOPE Inteligência e Todos pela Saúde.

Dados da pesquisa:

Prevalência por renda

21,6% dos moradores dos distritos mais ricos possuem anticorpos
30,4% dos moradores dos distritos mais pobres possuem anticorpos

Prevalência por escolaridade

35,8% entre os adultos que tem até o ensino fundamental
16% entre os adultos que tem ensino superior completo
A pesquisa analisou 1.129 amostras de sangue de adultos moradores da capital paulista espalhados por 152 distritos censitários entre os dias 1 e 10 de outubro de 2020.

Para análise dos resultados, o estudo considerou três estratos socioeconômicos (maior renda, renda intermediária e menor renda).

Renda, escolaridade e raça

Os dados mostram diferenças na prevalência quando considerada renda, escolaridade e raça.

Segundo o estudo, 21,6% dos moradores dos distritos mais ricos tinham anticorpos contra a doença, enquanto nos distritos mais pobres o valor sobe para 30,4%.

A pesquisa ainda identificou que o contato com o coronavírus é inversamente proporcional ao nível educacional. De acordo com o estudo, 35,8% dos adultos que estudaram até o ensino fundamental possuem anticorpos contra a doença, já naqueles que possuem o ensino superior o percentual registrado foi de 16%.

O estudo ainda concluiu que 31,6% dos pretos e pardos já tiveram contato com o novo coronavírus, enquanto que dos brancos 20,9% tem anticorpos contra a Covid-19.

Prefeitura identificou valores diferentes

O mapeamento também é realizado pela Prefeitura de São Paulo. Os dados da gestão municipal, porém, apontam percentuais menores.

Na pesquisa da prefeitura, a fase em que foi apontado um pico da presença de anticorpos da Covid-19 foi na quinta etapa, finalizada em 27 de agosto, em que a administração municipal divulgou que 13,9% dos moradores tinham tido contato com o SARS-CoV-2. Na última fase, em que foi considerado até o dia 24 de setembro, o percentual foi de 13,6%.

“Esse número é praticamente o dobro do que a prefeitura vem medindo nos testes rápidos. Eu fui ver os últimos resultados da prefeitura e já faz mais de um mês que a prevalência não sobe nas estatísticas da prefeitura e ela está reportando por volta de 13% de prevalência em São Paulo entre todos os habitantes", disse o biólogo Fernando Reinach, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

O G1 procurou a Prefeitura de São Paulo, mas não obteve retorno até a publicação dessa reportagem.

Fases do estudo

Os resultados obtidos nesta quinta-feira (22) fazem parte da quarta fase do estudo que busca mapear a Covid-19 na cidade de São Paulo. O projeto conta com seis etapas e em cada uma delas são colhidas amostras de cerca de 1.160 pessoas espalhadas pela capital paulista.

O projeto piloto começou em maio quando os especialistas testaram 520 moradores de seis bairros da capital paulista, considerados com maior número de casos e de mortes por 100 mil habitantes.

A escolha dos participantes das fases da pesquisa foi feita por meio de sorteio. Os testes utilizados pelos pesquisadores são do tipo sorológico, ou seja, que detectam a presença de anticorpos do tipo IgM (imunoglobina M) e IgG (Imunoglobina G), que combatem a Covid-19 no organismo.

Na terceira etapa os pesquisadores incluíram um novo tipo de teste que ajudou a detectar com mais precisão a presença de anticorpos nas amostras coletadas. Agora, além do exame de quimioluminescência para detecção de IgG e IgM separadamente, foi acrescentado o teste de eletroquimioluminescência para identificação de anticorpos totais.

Dados da pesquisa

Projeto piloto: 5,19% de prevalência de anticorpos da Covid-19 em moradores de São Paulo;
Fase 2: 11,4% de prevalência de anticorpos da Covid-19 em moradores de São Paulo;
Fase 3: 17,9% de prevalência de anticorpos da Covid-19 em moradores de São Paulo;
Fase 4: 26,2% de prevalência de anticorpos;

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade