Profissões do Futuro

O trabalho que te espera: quais são as profissões do futuro?

Confira quais são as atividades esperadas para o futuro e quais as qualificações necessárias para exercê-las

05/10/2020 às 16h22, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Rose Amorim

A lógica do mercado de trabalho está se alinhando à medida que a ciência inova, a tecnologia se desenvolve e novas demandas surgem. Dessa forma, já não é segredo que o cenário do trabalho sofreu mudanças nos últimos anos e com o avanço da tecnologia, nos ambientes empresariais, essas alterações foram ainda mais rápidas. Agora, compreender as tendências do mercado é essencial para continuar firme e competitivo nas vagas de emprego.

As profissões do futuro é um conceito que busca definir as atividades que estarão em alta no mercado de trabalho nos próximos anos. Segundo uma pesquisa encomendada pela Dell Technologies ao IFTF — Instituto para o futuro (na tradução para o português), estima-se que 85% dos trabalhos que existirão em 2030 serão novos. Ainda segundo o estudo, entre as aptidões esperadas de quem integrar o mercado de trabalho nas próximas décadas, está o conhecimento das tecnologias digitais.

De acordo com o consultor de RH, Rodrigo Molina, as previsões de tendências do mercado são muito importantes para adaptar o comportamento atual a favor da nova realidade. "Para entendermos qual será o futuro das profissões precisamos entender qual é a nossa mentalidade hoje e como as coisas estão se desenvolvendo. Acredito que as pessoas terão mais de uma profissão porque várias delas tiveram que adquirir novas habilidades", explica.

Ainda segundo Molina, a internet proporcionou o surgimento de profissões que são muito procuradas pelas organizações. “Várias profissões foram criadas e novas demandas por serviços também foram. Hoje o produtor de conteúdo para as mídias sociais, por exemplo, é muito requisitado pelas empresas. A tendência é que essas novas atividades estejam alinhadas às áreas de tecnologia, desenvolvimento pessoal, inovação e competências comportamentais”, comenta. "É importante olhar para esse futuro e ter a esperteza de escolher uma atividade que não te deixe engessado, sendo necessário que o indivíduo possa circular em outras áreas e nichos", completa o consultor.

Profissões diferentes fazem parte do futuro

Anne Caroline passou no vestibular e decidiu ingressar no curso de Letras na Universidade Federal da Bahia. Ela define esse período como um tempo de incertezas. “Quando eu decidi o curso que iria fazer eu era muito jovem e não tinha uma visão ampla sobre o que eu realmente queria e me identificava”, comenta.

Mesmo sem ter interesse em atuar na área de formação, Caroline aproveitou todo o aprendizado do ambiente acadêmico para aprender a lidar com pessoas. Hoje, a jovem é líder do time de sucesso do cliente na Huggy — uma startup de atendimento digital. “Atualmente, eu lidero um time de operação voltado para o treinamento dos usuários da nossa plataforma de atendimento. Então, essa é uma área voltada para o sucesso do cliente. A principal característica desse trabalho é a resolução de conflitos entre os consumidores e empresas”, comenta.

A figura do Customer Success — ou Sucesso do Cliente entrou há pouco tempo no mercado e está revolucionando a forma como as empresas enxergam o relacionamento com os clientes, focando não apenas em entregar um bom serviço e bons produtos, mas em garantir uma experiência de qualidade.

Outra profissão que chama atenção é a de treinador de robôs. Como o uso da inteligência artificial cresceu nos últimos anos, as empresas têm aproveitado esse cenário para investir no uso de chatbot — programa de computador que simula uma conversa humana em um chat. Segundo Lucas Leite, treinador e desenvolvedor de chatbot da startup Huggy, para atuar na área é necessário esforço e ter conhecimento sobre tecnologia. “Para as pessoas que desejam seguir esse caminho é preciso estudar muito sobre a tecnologia de chatbot, comportamento do consumidor, experiência de atendimento e estar aberto a aprender coisas novas o tempo todo”, afirma.

De acordo com um estudo realizado pela Vanson Bourne, empresa especialista em pesquisa de mercado, 55% dos negócios brasileiros implementaram a tecnologia aos seus centros de atendimento de forma completa. Para chegar a esse resultado, mais de um terço das empresas apostam no uso de chatbots.

Conheça outras profissões do futuro

Existem muitas previsões sobre o futuro e o que todas têm em comum é o fato de apontarem grandes mudanças. A organização Center For the Future of Work aponta possíveis novas ocupações. Confira:

1. Detetive de dados; é necessário saber sobre finanças, matemática e ter conhecimento em dados.

2. Facilitador de TI; formação em TI, ciências da computação, engenharia ou administração de empresas. Habilidades de comunicação e liderança também são necessárias.

3. Gestor de desenvolvimento de negócios em inteligência artificial; é preciso ter conhecimento em plataformas corporativas de inteligência artificial e computação na nuvem.

4. Guia de loja virtual; ter experiência com vendas, boas habilidades de comunicação e um bom ambiente de trabalho remoto.

5. Corretor de dados pessoais; esse profissional irá monitorar e comercializar dados de clientes e maximizar os ganhos em bolsas de dados nacionais e internacionais.

6. Construtor de realidade aumentada; o profissional projeta, escreve, constrói e personaliza jornadas de realidade aumentada.

Cursos para capacitação em Feira de Santana

Há instituições públicas que oferecem cursos voltados para a promissora área de tecnologia. Confira a lista abaixo:

Instituto Federal da Bahia – IFBA campus Feira:

1. Técnico em Redes de Computadores; atua na instalação e configuração de dispositivos de comunicação digital e em programas de computadores em equipamentos de redes. O curso tem duração de dois anos e exige a conclusão do Ensino Médio.

2. Bacharelado em Sistemas de Informação: é um profissional capacitado para atuar na gerência de departamentos de TI, na gerência de empresas de Informática, no ensino de computação e ainda como empreendedor em Informática. O curso tem duração de quatro anos e garante a formação no nível superior.

Universidade Estadual de Feira de Santana – Uefs:

1. Bacharelado em Engenharia da Computação: profissional com formação plena em Engenharia, preparado em diversos assuntos de Computação podendo assumir múltiplas funções como gerente de tecnologia, coordenador, projetista, desenvolvedor, consultor de tecnologia de informação, empreendedor; pesquisador e professor na área de tecnologia e inovação. O curso tem a duração de cinco anos e exige a conclusão do Ensino Médio.

Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB – Campus Feira:

1. Bacharelado em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade: é uma formação interdisciplinar e visa formar profissionais que são capazes de utilizar a tecnologia a serviço da melhoria da qualidade de vida das populações em condição de deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida. O curso tem duração de cinco anos e exige alguns critérios que podem ser encontrados no site da instituição.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade