Economia

Quem são os desbancarizados?

Pandemia e Auxílio Emergencial diminuem total de desbancarizados no país; mas quem são eles?

21/09/2020 às 08h21, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Quanto tempo faz que você não movimenta sua conta bancária? Se faz mais de seis meses ou se você prefere não ter conta em banco, você se encaixa na categoria dos chamados desbancarizados. Nessas condições havia, em 2019, cerca de 45 milhões de brasileiros, segundo pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva.

Isso significa que, proporcionalmente, uma a cada três pessoas não utiliza (não faz parte) do sistema financeiro nacional e prefere receber seus recursos apenas em espécie e guardar em casa mesmo. Grande parte dessas pessoas, por exemplo, não tem um bom score de crédito, justamente por não formarem um histórico de pagamentos.

Apesar disso, estima-se que esse grupo movimenta, aproximadamente, um total de R$ 817 bilhões por ano, totalmente fora do sistema bancário. Segundo o levantamento, a maior parte dos desbancarizados no Brasil são mulheres (59%), negros (69%), além de pessoas que pertencem às classes C, D e E (86%) e que vivem no Nordeste (39%).

Por que existem desbancarizados?

Existem diferentes motivos para haver tantos desbancarizados no Brasil. O primeiro é, sem dúvida, a desigualdade social do país. O grupo de pessoas em pobreza extrema no Brasil, que vivem com menos de 1,9 dólar por dia, somou mais de 170 mil novos integrantes em 2019, de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio Contínua (PNAD). Isso significa que têm muitas pessoas que não são assistidas por instituições bancárias.

Além disso, existe outro grupo de desbancarizados que já tiveram possíveis experiências negativas com bancos no passado, como tarifas e dificuldades de informatização, e por conta disso, preferem controlar suas finanças de outra maneira, mantendo o dinheiro em casa mesmo. Hoje, pelo menos, 47 milhões de brasileiros ainda recebem o salário em espécie (Instituto Locomotiva).

Cadastro Positivo favorece desbancarizados

No entanto, é importante lembrar que, devido ao baixo score e à falta de informações relacionadas ao histórico de pagamento, os desbancarizados acabam encontrando muitas dificuldades em obter opções de crédito quando precisam.

Assim, para inibir essa realidade, em 2019, o Cadastro Positivo foi regulamentado no Brasil. Organizado e operado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), com o Cadastro Positivo os desbancarizados podem incluir seu CPF e, com base no seu histórico de pagamento, receber uma nota que avalia a reputação financeira, ao pagar uma conta de luz em seu nome ou pedir a NF (nota fiscal) de qualquer produto, por exemplo.

Agora, desbancarizados podem obter soluções financeiras com melhores condições e menores taxa de juros, como financiamento de veículos, empréstimo online, maior limite no cartão de crédito e outras.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade