Aniversário da Cidade

Escola Estadual promove projeto em homenagem a Feira de Santana

Os estudantes estão tendo a oportunidade de aprenderem mais sobre Feira de Santana nos aspectos culturais, sociais, ambientais e históricos.

18/09/2020 às 10h03, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

Conhecer bem a história do lugar onde se vive é um meio não só de valorizar as raízes e fortalecer a identidade, como também de amar essa terra. São com esses objetivos que o Colégio Estadual Georgina de Melo Erisman, localizado no bairro Jardim Acácia em Feira de Santana, está desenvolvendo o projeto ‘Encantos e Desencantos da Princesa do Sertão' que foi adaptado para o formato online nesse período de aulas remotas. Através dele, os estudantes estão tendo a oportunidade de aprenderem mais sobre Feira de Santana nos aspectos culturais, sociais, ambientais e históricos.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nesta sexta-feira (18), a cidade completa 187 anos de emancipação politica. A vice diretora da Escola Estadual Georgina de Melo Erisman, professora Fabiana Venas, explicou como funciona o projeto e como ele está contribuindo para o aprendizado dos alunos nas diversas disciplinas e áreas.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Identificamos desde o ano passado a necessidade de trabalhar esse tema de Feira de Santana com os nossos alunos e então desde a jornada pedagógica no início desse ano construímos o projeto junto com a comunidade, pais que participaram da jornada, professores, alunos, líderes de classe. Estamos trabalhando com ele, desde o primeiro dia de aula e ao chegar à escola eles já encontraram no primeiro dia, a escola ambientada de Feira de Santana. Deixamos de chamar as turmas pelo nome, sexto ano, sétimo ano e cada turma recebeu o nome de um ponto turístico da cidade ou de um local importante. O sexto ano, por exemplo, passou a se chamar sala Centro de Abastecimento e o nono ano, Sala Feiraguay. Foi feito todo um esforço para que os alunos pudessem entrar nesse universo de Feira de Santana e porque a gente acredita, que só valorizamos o que a gente conhece bem. Trabalhamos com eles desde o primeiro dia até o presente momento, os variados aspectos de Feira de Santana, os aspectos sociais, culturais, econômicos, históricos para que eles pudessem vir a desenvolver um a compreensão ampla da cidade”, contou.

Fabiana frisou que nem mesmo a pandemia da covid-19 tirou o entusiasmo dos professores e dos alunos em dar continuidade ao projeto. De acordo com ela, a escola optou por não interrompê-lo e decidiu dar continuidade as atividades de forma adaptada. O projeto ‘Encantos e Desencantos da Princesa do Sertão' migou para o formato online.

“A gente está trabalhando com essa gincana online com os alunos e eles estão desenvolvendo diversas atividades todas voltadas para a temática dos encantos e desencantos da Princesa do Sertão”, observou.

Jaqueline Maia que é coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Georgina de Melo Erisman comentou como tem sido a participação dos alunos nas atividades do projeto. Ela frisou que em uma gincana realizada no ano de 2019 cujo tema era as lagoas de Feira de Santana, notou-se que muitos alunos apresentavam dificuldades com relação ao conhecimento da história da cidade. O projeto então surgiu com esse intuito e tem sido um grande sucesso.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós percebemos que eles apresentavam algumas dificuldades com relação ao conhecimento da história de Feira de Santana e então essa inquietação foi trazida para a jornada pedagógica, onde discutimos com os professores eles também se mostraram bastante preocupados. Aí construímos o projeto, mobilizamos alunos e professores. A gestão da escola também está muito imbuída no processo, a comunidade escolar foi convidada para a escola para falar acerca do assunto, o que queriam ver na escola e tudo isso foi condessado em um grande projeto. Apresentando aos alunos no primeiro dia de aula e eles ficaram maravilhados. Abraçaram a ideia”, frisou

A estudante Mirele de Aquiho que está cursando o nono ano do Ensino Fundamental II no Colégio Estadual Georgina de Melo Erisman, afirmou ao Acorda Cidade que o projeto ‘Encantos e Desencantos da Princesa do Sertão’ tem lhe possibilitado muitos conhecimentos e valorizar a cidade onde vive.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A nossa Princesa do Sertão é muito bonita, muito importante na economia da Bahia. É a segunda cidade mais populosa e a gente também teve o prazer de aprender sobre Georgina de Melo Erismam, que foi muito importante. Foi compositora, professora, musicista e fez o hino à Feira”, relatou.

De acordo com a direção do colégio Georgina de Melo Erisman, as atividades relativas ao projeto ‘Encantos e Desencantos da Princesa do Sertão'  deverão ser realizadas até o final deste mês de setembro.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade