Concurso

Aprovados em concurso da Guarda Municipal fazem protesto para cobrar nomeação

O problema, segundo Iago, é que os 112 candidatos que ficaram na reserva tiveram que sair do emprego, pois o curso de formação durou 30 dias e foi realizado em tempo integral.

14/09/2020 às 10h40, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um protesto com 112 pessoas que foram aprovadas no concurso da Guarda Municipal em 2018 e não foram convocados pela prefeitura Municipal, foi realizado na manhã desta segunda-feira (14) em frente a Câmara Municipal. De acordo com um dos aprovados, Iago Carvalho, os candidatos foram aprovados nas oito etapas, sendo a última dela o curso de formação, onde 162 candidatos ficaram aptos, porém a prefeitura nomeou somente 50 candidatos, como estava previsto em edital, e os outros ficariam no cadastro reserva.

O problema, segundo Iago, é que os 112 candidatos que ficaram na reserva tiveram que sair do emprego, pois o curso de formação durou 30 dias e foi realizado em tempo integral. Além disso, ele afirma que mesmo a prefeitura dizendo que não tem orçamento para contratação dos candidatos que estão na reserva, o município continua renovando o contrato com as cooperativas.

“Acreditamos que se a prefeitura pegou todos esses candidatos e colocou em tempo integral, tinha a intenção de nomeação, mas nós ficamos sem perspectiva. E pra nosso espanto, a prefeitura continua renovando o contrato com a cooperativa que faz trabalho da guarda municipal, inclusive troca turno com a guarda municipal e estamos aqui pra reivindicar nossos direitos. Como não tem orçamento pra contratação de pessoal e a prefeitura continua renovando contrato com cooperativa? Inclusive, uma das principais reivindicações do sindicato da Guarda Municipal hoje é a falta de efetivo”, afirmou.

Iago Carvalho informou ainda que os aprovados moveram uma ação no Ministério Público denunciando a renovação desses contratos da prefeitura com as cooperativas e comunicaram ao MP que estão aguardando um posicionamento. Além disso, existe também um processo judicial que está tramitando na 2ª Vara da Fazenda Pública, onde os aprovados pedem a demissão dos cooperados e a nomeação deles.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade