Saúde

Cardiologista explica como aferir corretamente a pressão arterial em casa

O procedimento de medir a pressão arterial em casa é considerado simples e de fácil execução, mas é preciso que ocorra uma série de cuidados para que os valores apresentados sejam corretos.

12/08/2020 às 09h05, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Na sexta-feira (14) é comemorado o Dia do Cardiologista, para lembrar a importância dessa profissão, e também devido ao momento de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, onde muitas pessoas estão evitando sair de casa, a médica cardiologista Mariana Falcão preparou um e-book explicando como aferir corretamente a pressão arterial em casa. Ela lembra que a hipertensão é uma doença que, quando não tratada, pode levar a diversas complicações graves, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame).

O procedimento de aferir a pressão arterial em casa é considerado simples e de fácil execução, mas é preciso que ocorra uma série de cuidados para que os valores apresentados sejam corretos. A especialista destaca que as pessoas devem ter o hábito de aferir a pressão, pois muitas vezes ela pode estar alta e a pessoa não apresentar sintomas.

"Ao medir a pressão em casa, a pessoa poderá monitorar o tratamento e saber se a pressão está controlada. Desse modo, poderá ajudar o médico no ajuste do tratamento. Além disso, pode ser útil quando existem queixas como escurecimento da visão ou tontura”, explicou Mariana Falcão.

Para aferirr a pressão em casa a pessoa precisa ter um aparelho de medição automático, uma caneta e caderno para anotar as medidas, cadeira e mesa para sentar e apoiar o braço, além de fita métrica. Antes de realizar a medição, a médica destaca que é importante a pessoa estar em um ambiente silencioso por pelo menos cinco minutos, não pode ter se alimentado ingerindo café, bebida alcoólica ou ter fumado uma hora antes. Também não é indicado que a pessoa tenha se exercitado até uma hora antes da medição. Além disso, é importante estar de bexiga vazia.

"Se possível, é bom que se faça duas medições, uma antes do café da manhã e a outra antes do jantar. Essas medidas devem ser anotadas em um caderno. Já a fita métrica é indicada para aferir o manguito, que é a parte do aparelho colocada no braço, pois deve ter um tamanho adequado a circunferência do braço e cada um vem com um tamanho, que é indicado no próprio aparelho".

A cardiologista Mariana Falcão afirma também que a pressão ainda pode ser medida com a pessoa deitada, caso ela não consiga ficar de pé. Para saber mais informações sobre como aferir corretamente a pressão arterial em casa baixe gratuitamente o e-book através deste link.

Hoje se considera que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8 — ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Se o índice passou dos 14 por 9, aí ela é considerada alta.

Ações de Prevenção Cardiológica

Além do lançamento e-book, outra ação realizada pela médica Mariana Falcão, é uma live nesta quarta-feira (12), a partir das 20h, através do Instagram, onde será abordado o tema ‘A melhor maneira de manter a mente e o corpo saudáveis’, com o profissional de educação física Thiago Ferraz. Outros conteúdos estão sendo disponibilizados através do Instagram @dramarianafalcao.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade