Feira de Santana

Conjunto Penal abre procedimento administrativo para apurar morte de preso

Preso foi espancado durante o banho de sol e socorrido pra o hospital, onde morreu.

11/08/2020 às 09h48, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

A direção do Conjunto Penal de Feira de Santana, através do diretor Capitão Allan Araújo, abriu um procedimento administrativo para apurar a lesão corporal seguida de morte do presidiário José Adenildo Ferreira da Silva, 33 anos. Ele morreu por volta das 15h10 de domingo (9) no Hospital Geral Clériston Andrade, após ter sido agredido fisicamente durante o banho de sol, na unidade prisional. O preso apresentava hematomas extensos e pequenas escoriações pelo tórax. 

O diretor do presídio disse ao Acorda Cidade que já ouviram os detentos e que os responsáveis serão penalizados.

“Tomamos conhecimento logo no domingo à tarde pelos próprios internos de um dos pavilhões, aqui do Conjunto Penal, de que José Adenildo teria sofrido agressões e estaria necessitando de atendimento médico. De imediato ele foi encaminhado para o Hospital Geral Clériston Andrade e constatado o óbito lá. Já fizemos algumas oitivas, algumas separações de internos que supostamente estão envolvidos, foi aberto um procedimento administrativo disciplinar e inquérito policial. O delegado já se fez presente aqui, e trabalharemos em conjunto para tentar elucidar quem realmente participou das agressões para serem punidos”, disse o Capitão Allan.

Ele informou também que o motivo da agressão ainda é desconhecido.

“O ambiente prisional é cheio de complexidades, de desentendimentos entre os próprios internos, e o fato que realmente culminaram nas agressões ainda não temos conhecimento. Lembrando que todo crime cometido no ambiente prisional é agravado porque implica não só em um novo crime, o de homicídio, como também na comunicação do processo que o interno já responde. Todos os envolvidos serão colocados nesta posição de ter que se defender dessa nova acusação, que não é nada bom para quem participa de um crime como este”, afirmou o diretor ao Acorda Cidade.

Segundo o Capitão Allan, os quatro presos que dividiam a cela com Adenildo também já foram ouvidos. O preso, que morreu respondia a vários processos por homicídio, chegou ao Conjunto Penal de Feira de Santana em 2017. Segundo o diretor, entre as comarcas nas quais Adenilton respondia a processos estão a de Esplanada e Serrinha. Os detentos envolvidos no assassinato dele perderão benefícios concedidos aos presos com bom comportamento, como a saída temporária.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Leia também: Presidiário morre após ser agredido no Conjunto Penal de Feira de Santana

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade