Saúde

Projeto une ciência e espiritualidade para ajudar profissionais que atuam em hospitais a enfrentar a pandemia

De acordo com os criadores, o projeto acontece em 10 unidades hospitalares da região.

07/08/2020 às 15h35, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Com certeza você já viu em alguma rede social e até se emocionou com vídeos em hospitais da cidade, mostrando momentos de oração e louvor de profissionais que trabalham em hospitais que estão trabalhando no combate à covid-19. A pandemia trouxe muitas mudanças de comportamento, sentimentos de medo, ansiedade, preocupação em várias pessoas e os profissionais que trabalham em unidades de saúde não estão fora deste ciclo.

Quem trabalha na linha de frente assume as reponsabilidades de cuidar do bem-estar dos pacientes e risco de contaminação. Além disso, a rotina de plantões e da própria luta em salvar vidas e trabalhar nos protocolos de unidades de saúde, seja na limpeza, na administração ou em outros serviços não é nada tranquila. O vírus é vizinho do espaço de trabalho e há ainda o isolamento social e o fato de que muitos estão privados do contato familiar como forma de segurança ao contágio pela covid-19. Tanta informação e tanto trabalho desses profissionais, muitas vezes não fazem a sociedade em geral enxergá-los em sua essência humana. Como seres humanos que estão dando o seu melhor para vencer a doença e lidando diariamente com todas as dificuldades impostas por ela.

Pensando nessa realidade e como forma trazer mais conforto e esperança no ambiente de trabalho, médicos de Feira de Santana, criaram o ‘Projeto Nós’. A iniciativa une ciência e espiritualidade, através de atividades que incluem compartilhamento de textos, áudios e até momentos musicais que proporcionam descontração.

Os responsáveis pelo projeto, explicam que as atividades são uma forma de levar acalento e os abraços que por enquanto, não podem ser dados aos profissionais que atuam nas unidades hospitalares, independente da sua profissão. Pessoas que lidam diretamente com os medos e as angústias provenientes do risco envolvido a sua exposição, por vezes, diária a covid-19. O ‘Projeto Nós’, além das ações presenciais, existe em duas plataformas, no Instagram e no Spotify, onde são divulgados os conteúdos, textos e mensagens.

De acordo com os criadores, o projeto acontece em 10 unidades hospitalares da região. Dentre elas, em Feira de Santana, estão incluídos o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Hospital Estadual da Criança (HEC), Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) e Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), Hospital Unimed e a Santa Casa de Misericordia. Além disso, o Hospital Calixto Midjlej Filho e SAMU em Itabuna e o Hospital Martagão Gesteira em Salvador.

O Projeto Nós aborda a espiritualidade, no contexto amplo não religioso da palavra, buscando alcançar todas as religiões, assim como a possiblidade da ausência de qualquer prática religiosa. Seus efeitos positivos da abordagem de aspectos espirituais em situações de crise que envolvem estresse já são vistos e prova disso são os relatos de emoção de muitas pessoas que vivenciam as ações.

Refletem ainda, nos resultados obtidos junto aos pacientes. Os responsáveis pelo projeto ressaltam que um profissional quando é melhor acolhido, tem melhor postura individual diante dos obstáculos que necessita superar e consequentemente apresenta melhor desempenho em seu trabalho.

O Projeto Nós existe entre as atividades de rotina dos profissionais envolvidos e as ações acontecem pelo menos duas vezes por semana. A previsão é que continue enquanto a pandemia estiver presente na sociedade e enquanto houver evidência de benefícios às pessoas. Para um dos profissionais envolvidos o projeto é uma forma de cuidar. Cuidado, não só dos pacientes e seus familiares, mas também de quem tanto e tão bem cuida.

Conheça mais sobre o projeto acessando o Instagram: @_projeto_nos e a página no Spotify: https://open.spotify.com/episode/4DZ9U6C1pkqE9bs51FeG1Y?si=ioMizabzROahCe8AVgBiTw

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade