Educação

Secretaria da Educação discute protocolos de volta às aulas com deputados estaduais em encontro virtual

Os protocolos incluem cuidados individuais, prevenção e distanciamento, além de readequação de rotinas e dos espaços físicos e disponibilização de internet nas escolas, entre outras ações.

06/08/2020 às 07h34, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com o objetivo de apresentar e discutir os protocolos de volta às aulas na rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, na quarta-feira (5), uma reunião virtual com deputados estaduais da liderança do Governo, líderes de partidos e a presidência da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Os protocolos incluem regras gerais de higienização, cuidados individuais, prevenção e distanciamento, além de readequação de rotinas e dos espaços físicos e disponibilização de internet nas escolas, entre outras ações. A atividade, realizada através da plataforma Microsoft Teams, contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e outros dirigentes da SEC.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou da importância da construção dos protocolos. "Fizemos testagens nos municípios de Itajuípe, Uruçuca e Ipiaú e estamos fazendo em Jequié e, na semana que vem, em Itabuna e Ilhéus, para termos uma noção do quadro atual. De forma estratégica, nos restou preparar as escolas dentro de um protocolo orientado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Ministério da Saúde. As escolas estarão prontas com dispersores de álcool em gel; com janelas arrumadas para melhorar a ventilação; termômetros; e máscaras para os estudantes. Então, nós estamos estudando isso para, quando a gente tiver as condições reais de retornar, não nos preocuparmos com infraestrutura e, sim, com o emocional e o pedagógico, fazendo uma boa recepção. O documento é pensando nisso", afirmou o secretário, ao reafirmar que ainda não há data para o retorno às aulas e que esta decisão será orientada pelas autoridades de Saúde do Estado. "A determinação do governador Rui Costa é a de sempre zelar e preservar a saúde da comunidade escolar", ressaltou.

A deputada e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da ALBA, Fabíola Mansur, apresentou suas considerações sobre os protocolos. "Quero parabenizar a Secretaria da Educação do Estado por este esforço e diálogo. Não tem como a gente não se preocupar, mas eu reconheço que os esforços para a biosegurança vêm em primeiro lugar. Nós estamos juntos para poder somar com o documento e o diálogo, para que a gente consiga voltar com segurança e não haver perda do ano letivo, que é algo que a gente não quer".

O deputado líder do Governo do Estado na ALBA, Rosemberg Pinto, falou sobre os protocolos. "Gostei da apresentação e me deixou feliz com algo que eu reivindicava bastante, que é a questão da internet para os estudantes. Eu sempre achei que nós tínhamos que encontrar um caminho para essa comunicação para a nossa juventude. Isso vai mudar significativamente a infraestrutura das escolas, a partir dessas medidas".

Leia também:
Sem previsão para retorno das aulas, Secretaria de Educação estuda protocolos e compatibilização de calendários letivos 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade