Feira de Santana

Idosa morre no Hospital de Campanha e família questiona atendimento

O diretor médico do Hospital de Campanha, Francisco Mota, informou ao Acorda Cidade que a paciente tinha alguns fatores de risco e respondeu aos questionamentos da família.

08/07/2020 às 14h44, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Familiares da idosa Francisca da Silva, 70 anos, que morreu no Hospital de Campanha em Feira de Santana, questionam o atendimento dado a paciente na unidade de saúde. A neta de Francisca, Raiana da Silva, contou ao Acorda Cidade que a avó estava com os sintomas da covid-19 e no domingo, 28 de junho, foi levada pra Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tomba, onde fez o exame e em seguida foi encaminhada para o Hospital de Campanha, mesmo sem ter a confirmação da doença. 

De acordo com ela, na segunda (29) os médicos ligaram em chamada de vídeo para os familiares e na terça o médico ligou dizendo que teve que entubar a paciente, pois ela já não estava tendo reações aos medicamentos e o pulmão e os rins já tinham parado. A neta de Francisca reclama da falta de informações sobre a paciente. Segundo ela, a família sempre procurava saber sobre o resultado do exame, porém a informação era de que ainda não tinha chegado.

Em uma dessas ligações, após vários contatos, conforme relatou Raiana, uma tia dela conversou com um médico e ele informou que a paciente tinha testado positivo. Francisca da Silva não resistiu e morreu por volta das 3h da manhã de segunda (6). Porém Raiana afirma que a família só foi informada da morte às 16h.

Raiana ainda relata outras informações desencontradas. Segundo ela, durante o sepultamento da avó a família recebeu uma ligação da secretaria municipal de Saúde informando que o resultado do exame para coronavírus tinha dado negativo. Além disso, um horário diferente da morte da paciente foi registrado no atestado de óbito. Apesar da família ter recebido a notícia na tarde de segunda, a documento consta que a morte foi as 23h59 do mesmo dia, horário posterior ao que a família foi informada.

O diretor médico do Hospital de Campanha, Francisco Mota, informou ao Acorda Cidade que a paciente tinha alguns fatores de risco. Segundo ele, a UPA diagnosticou clinicamente o coronavírus e pediu a transferência para o Hospital de Campanha, onde ela foi admitida e passou por uma tomografia, que mostrou que o pulmão estava bastante comprometido. Após o exame, o médico relata que a paciente piorou e teve que ser levada para a UTI, pois precisava da máquina pra respirar, mas ela não evoluiu bem e acabou morrendo.

Com relação a reclamação de falta de informações passadas pelo hospital para os familiares, o diretor informou que o médico da UTI passa os boletins para a família diariamente e que, além disso, são feitas chamadas de vídeo, quando é possível.

Já sobre o resultado do exame para coronavírus ter saído negativo, Francisco Mota explicou que isso não muda nada para os médicos, já que existem falsos negativos. Segundo ele, o resultado falso negativo pode chegar a 40% dos casos e acrescenta que os exames complementares feitos na paciente, a exemplo da tomografia, indicaram que ela estava com a doença.

E em relação ao aviso do óbito da paciente aos familiares, o médico disse que é procedimento do hospital não ligar para a família durante a madrugada e que a grande diferença de horário ao longo do dia, pode ter ocorrido devido ao número de procedimentos a serem feitos na UTI. Ele frisou que a prioridade é atender os pacientes que estão na UTI e só depois a equipe faz as ligações para informar óbitos para as famílias. 

Leia também

Homem denuncia falta de oxigênio em ambulância durante transferência do tio

Novos leitos de UTI já estão funcionando no Hospital de Campanha

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade