Feira de Santana

Um dia antes de cumprir o novo decreto de fechamento, comércio de Feira de Santana fica lotado

Além de estabelecimentos comerciais, foi possível verificar longas filas em bancos, casas lotéricas e grande congestionamento do trânsito.

06/07/2020 às 16h16, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O comércio de Feira de Santana ficou bastante movimentado nesta segunda-feira (6), um dia antes de entrar em vigor o novo decreto de fechamento determinado pelo prefeito Colbert Martins Filho. Além de estabelecimentos comerciais, foi possível verificar longas filas em bancos, casas lotéricas e grande congestionamento no trânsito.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A reportagem do Acorda Cidade foi conferir a movimentação e registrou várias pessoas que aproveitaram para fazer compras e pagar contas. O fechamento busca conter o avanço da covid-19 na cidade. Hhá quem concorde e também quem discorde que isso reduzirá o número de infectados.

Andréia Silva Santana avaliou que o fechamento do comércio é uma medida necessária para evitar o aumento de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus. Na opinião dela, apesar de ser uma questão delicada, que prejudica muitos trabalhadores, comerciantes e empresários, se o comércio estiver fechado, diminui a concentração de pessoas nas ruas e esse fator é positivo na luta contra a doença.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“É uma situação caótica para todo mundo. Ontem eu ouvi o prefeito falando que ia fechar e resolvi vir hoje fazer um pagamento, só viria à rua na quarta-feira, mas diante do decreto me antecipei. Infelizmente é difícil para os empresários e comerciantes, mas é uma decisão que é necessária para o bem estar de todos nós”, pontuou.

Shirlene Sena Souza comentou que o movimento de pessoas no centro da cidade estava muito grande hoje e frisou que isso ocorre tem outros dias e também nos bairros. Ela observou que é preciso que as pessoas tomem mais cuidado para evitar o avanço da covid-19.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Eu acho que se o comércio tivesse fechado, o povo não estaria tão contaminado assim. O excesso de gente na rua está demais, em parte é do comércio a responsabilidade. E povo também precisa ter mais cuidado nos bairros que estão lotados. Hoje eu vim fazer uma retirada de um móvel que tive dificuldade com a entrega me assustei com o movimento de gente”, afirmou.

O gerente de loja Genivaldo de Jesus Santos relatou ao Acorda Cidade que o fechamento do comércio não é o suficiente para barrar a contaminação pelo coronavírus, mas ajuda a diminuir os casos. Ele comentou que muitas pessoas não respeitam nenhum tipo de determinação e saem às ruas de forma inconsequente, prejudicando quem fica em casa para se preservar.

“Tem gente jogando bola, gente na praça do bairro e nós que ficamos em casa pagamos por aqueles que estão nas ruas. Eu sei que fechar o comércio não é o suficiente, mas vamos observar se vai diminuir. Percebo que os números aumentam mesmo com o comércio fechado”, declarou.

Genivado informou que diante da atual situação não está conseguindo pagar nem aos funcionários em as despesas da loja.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Marizete Souza Nunes que tem uma loja no comércio de Feira de Santana há 17 anos, comentou que também está encontrando dificuldades para honrar todas as despesas da loja e pontuou que fica muito difícil pagar aluguel, impostos e salários sem ter lucros. Na opinião dela, o comércio deveria continuar aberto, mas a prefeitura deveria ser mais atuante na fiscalização.

“Eu só abri minha loja nos dias determinados pelo decreto. Mas, outras lojas funcionaram nos dias que não era permito abrir. Funcionaram com as portas entreabertas. As pessoas não estão se conscientizando do perigo da doença. Não se pode responsabilizar só comércio desde quando as pessoas continuam fazendo festas nos bairros, em chácaras e tudo mais. Só se conscientizam quando a doença chega até alguém da família”, lamentou a comerciante.

Diante do novo decreto o comércio de Feira de Santana fica fechado a partir de amanhã (6) até o dia 13 de julho.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Leia também:

'O comércio não é o culpado pelo aumento de casos de covid-19 em Feira de Santana', diz presidente da CDL

Comércio de Feira será fechado partir de terça-feira (7); apenas serviços essenciais poderão funcionar

Veja como funcionarão os serviços essenciais de 7 a 13 de julho em Feira de Santana

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do Mês da mulher na Uefs

Feira de Santana

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do mês da mulher na Uefs

Além da oferta de produtos oriundos da agricultura familiar, o evento também recebeu o apoio da Secretaria Estadual de Políticas...

27/03/2024 às 20h01

Projetos Lacre do Bem

Doação

Campanha Lacre do Bem faz entrega de cadeiras de rodas em Feira de Santana

Desde 2013, a iniciativa tem feito a diferença na vida de muitas pessoas através da acessibilidade, doando cadeiras de rodas....

27/03/2024 às 18h35

Após repercussão negativa por pedir minuto de silêncio para autor de feminicídio, vereador pede perdão: "fui bastante infeliz"

Feira de Santana

Após repercussão negativa por pedir minuto de silêncio para autor de feminicídio, vereador pede perdão: "fui bastante infeliz"

Após esse pedido, o vereador Jhonatas Monteiro expressou seu repúdio à proposta de homenagem ao acusado de feminicídio.

27/03/2024 às 18h09

Foto: Space Lab

Diversão Garantida!

Pela primeira vez em Feira de Santana, Space Lab traz experiência imersiva para toda a família

Com sala imersiva, projetores de alta definição, telas interativas enormes, painéis de pintura, escorrega e muito mais.

27/03/2024 às 16h50

image

Rádio acorda cidade