Brasil

'É um cenário pós-guerra', diz prefeito de cidade atingida por 'ciclone bomba' em SC

Juliano Duarte Campos estima que pelo menos 3 mil imóveis tenham ficado danificados pela força do vento. Um homem de 59 anos morreu no município.

03/07/2020 às 15h34, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, foi uma das mais devastadas pelo "ciclone bomba" que atingiu Santa Catarina. O prefeito Juliano Duarte Campos afirmou na manhã desta sexta-feira (3) que pelo menos 3 mil residências foram atingidas — a cidade tem 14.471 habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um pescador de 59 anos morreu no município durante o temporal. Na quarta-feira (1º), a administração local decretou situação de calamidade pública.

"De 30 a 40 residenciais foram implodidas, deixaram de existir. Só tem o fundamento, a gente tá perplexo, porque não se acha nada. (…) Tem casas que não existem mais. É um cenário pós-guerra", disse o prefeito.

Nesta manhã, dois dias após a passagem do fenômeno pelo estado, equipes da prefeitura permanecem nas ruas realizando a limpeza das vias e fazendo a orientação do trânsito.

De acordo com o prefeito, duas unidades de saúde e seis escolas ficaram destruídas pela força dos ventos e precisaram ser interditadas. Pelo menos 24 carros da prefeitura foram danificados e 11 barcos foram retirados do mar.

Outras repartições públicas também ficaram danificadas, como a Secretaria de Assistência Social, o Ginásio Municipal de Esportes, a delegacia e base da Polícia Militar. O prefeito afirmou que vai pedir recurso ao governo federal para reconstrução dos prédios.

Além do prejuízo material, o abastecimento de energia elétrica também foi afetado. Nesta manhã, 7 mil dos 12 mil imóveis do município permaneciam sem luz, conforme monitoramento da Celesc.

De acordo com Campos, R$ 1 milhão dos cofres municipais serão destinados à reconstrução dos imóveis. Os moradores que tiveram a casa danificada devem procurar a Secretaria de Assistência Social para se cadastrar. Um carro de som vai percorrer as vias da cidade com orientações à população, segundo ele.

"Nós estamos aguardando o apoio do governo do estado e do governo federal para restabelecer a vida normal dessas pessoas. Ficamos chocados com o tamanho do desastre que aconteceu", disse.

Ainda não há informações sobre quantidade de materiais que serão utilizados para a reconstrução da cidade. O prefeito irá participar de uma reunião com a Defesa Civil Estadual e o Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas. O secretário chegou na quinta-feira ao estado e deve sobrevoar a cidade.

Em Santa Catarina, ao menos 135 municípios foram atingidos pelos ventos que chegaram a passar dos 100 km/h em algumas regiões, e nove pessoas morreram, segundo levantamento da Defesa Civil.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade